“SOB” e “SOBRE”: como e quando usar?

“SOB” e “SOBRE”: confira as regras!

Diversos estudantes de todo o país possuem dificuldades em utilizar corretamente expressões “sob” e ”sobre”. Isso porque, as duas possuem uma grande similaridade na grafia e no som. 

Todavia, é muito importante que você saiba usar cada um desses dois termos de maneira correta, uma vez que perguntas sobre eles podem aparecer em diversas provas de português. Além disso, você precisará dominar o uso de “sob” e “sobre” para usar essas expressões na sua redação.

Porém, antes de mais nada, devemos destacar que as duas expressões existem na gramática do português. Assim, o uso de uma ou de outra depende do contexto em que elas se inserem. 

“Sob” e “Sobre”: regra geral

As duas palavras preposições possuem origem no Latim: “sob” deriva de “sub” e “sobre” deriva de “super”. 

Para que você possa memorizar os usos corretos das expressões mais facilmente, preste atenção nessa associação: podemos associar a palavra “super” à superfície, ou seja aquilo que está acima. Enquanto isso, podemos associar “sob” a “sub”, ou seja aquilo que está abaixo, assim como subterrâneo. 

É importante notar que “sob” e “sobre” são preposições antônimas, ou seja, têm significados opostos. Assim, tome cuidado para não se confundir.

“Sob”: como e quando usar?

A palavra “sob” é sinônimo de “embaixo de” e “sujeito à influência ou ao comando de algo ou alguém”. 

Vamos, a seguir, observar dois exemplos:

  • Os soldados estavam sob o comando do oficial.
  • Durante a prova, os alunos estavam sob pressão do tempo.
  • Eu gosto de caminhar sob o sol.

Para confirmar se o uso de “sob” está correto em uma frase, tente substituir a expressão por um de seus sinônimos. Se a frase continuar com sentido, o uso está correto.   

“Sobre”: como e quando usar?

É válido destacar que “sobre” possui um significado totalmente oposto àquele da expressão “sob”. “Sobre”, ainda, pode adquirir significado de “a respeito de”,” acima de” ou “em cima de”.

Vamos observar dois exemplos:

  • Falaremos apenas sobre assuntos que vão cair na prova.
  • Os doces encontram-se sobre a minha cama.

Ainda, a dica de substituição por um sinônimo também é válida para a expressão “sobre” e pode determinar se o uso da preposição foi realizado de maneira adequada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.