Smart Grid: a tecnologia bidirecional de fluxo energético

A tecnologia Smart Grid é composta de uma série de automações e tecnologias inteligentes. Entenda melhor essa inovação!

Estamos na era digital e a tecnologia está inserida na nossa rotina e difundida em várias atividades profissionais, por isso, a tecnologia Smart Grid é uma inovação que ampara outras tecnologias.

Smart Grid: a tecnologia bidirecional de fluxo energético

Basicamente, de forma direta ou indireta, a tecnologia é uma aliada da nossa vida pessoal e profissional. Várias novidades surgem todos os dias, considerando que a era digital é a era das ideias e uma nova forma de realizar um serviço pode ser um diferencial. Visto que uma tecnologia é naturalmente oriunda de outra.

Dentro dessa melhoria contínua tecnológica surgiu a tecnologia Smart Grid,  a energia inteligente. Sendo assim, resumidamente, é uma rede elétrica ou uma rede de linhas de transmissão inteligente.

Automações e tecnologias inteligentes

De forma sucinta, a tecnologia Smart Grid é composta de uma série de automações e tecnologias inteligentes que objetivam segurança e comodidade ao fornecimento de energia. Sendo assim,  as Smart Grids são redes elétricas inteligentes. Trata-se de uma tecnologia que permite o direcionamento entre a concessionária e o cliente.

Integração com a rede elétrica e vários benefícios

A Smart Grid é completamente automatizada e permite integração com a rede elétrica que responde digitalmente a demanda elétrica em rápida mudança. Dessa forma, a tecnologia possui muitos benefícios associadas a ela, tais como:

  • Restauração rápida de eletricidade em caso de falhas no sistema;
  • Custos operacionais reduzidos para empresas;
  • Maior integração de sistemas sustentáveis, o que inclui energia renovável;
  • Transmissão eficiente de energia elétrica, dentre outros.

Sendo assim, a Smart Grid permite que o sistema de energia elétrica possa lidar melhor com as emergências, principalmente oriundas de fatores externos não controláveis, como desastres naturais, terremotos e tempestades, por exemplo.

Tecnologia interativa bidirecional

Uma vez que essa tecnologia, por ser interativa bidirecional redireciona automaticamente o equipamento quando ocorre uma interrupção, minimizando consideravelmente os efeitos nocivos desse tipo de situação. 

Além disso, a tecnologia Smart Grid aproveita mais o gerador de energia, pois ele produzirá energia quando não tiver disponível nas concessionárias. Esse recurso permite uma nova infraestrutura que pode ser muito benéfica para hospitais, delegacias e outros serviços públicos e essenciais, por exemplo.

Medidores inteligentes

 Além disso, essa tecnologia também permite que você faça a escolha sobre o uso da energia elétrica, já que você não precisará esperar a sua conta fechar para saber o quanto você gastou. Pois, juntamente com a tecnologia Smart Grid também há medidores inteligentes.

Certamente essa tecnologia ainda será muito utilizada e em breve implementada em muitos lugares ao redor do mundo; já que é uma tecnologia sustentável que distribui a energia solar é uma nova forma de armazenamento de energia, além disso, ainda é bastante econômica. Certamente a era das ideias comporta tecnologias que demonstram cada vez mais que o futuro smart se desenha no presente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.