Sisu 2º semestre: notas de corte parciais são divulgadas e deixam estudantes chocados

Desde esta terça-feira, dia 20 de junho, o SISU está divulgando as notas de corte parciais com base nas inscrições recebidas pelo sistema desde o primeiro dia de inscrições (19). 

As notas estão deixando os estudantes brasileiros chocados e você precisa saber o porquê. Para isso, confira o resumo que separamos sobre as notas de corte e outras informações importantes sobre o SISU 2023/2.

SISU 2023/2: notas de corte divulgadas estão chocando os estudantes 

O SISU 2023/2 está divulgando as notas de corte parciais da seleção desde esta terça-feira, dia 20 de junho. Todos os dias, o sistema calcula de forma automática uma nota de corte para cada curso. 

O cálculo é feito com base nas notas do ENEM dos candidatos que já se inscreveram no SISU e também no número de vagas oferecido por cada instituição. As notas de corte representam a menor pontuação na prova do ENEM de que o estudante precisa para ser aprovado no curso que escolheu. 

Os estudantes, porém, estão ficando chocados com as notas de corte disponibilizadas pelo SISU até agora, criando “memes” e postando comentários nas redes sociais sobre a situação. Isso está acontecendo porque algumas notas de corte parciais estão altas e acima da média da última edição do SISU. Veja, por exemplo, as notas de corte para o curso de Medicina em algumas instituições participantes da seleção:

  • UFES – Universidade Federal do Espírito Santo: 796,27 para ampla concorrência;
  • UFLA – Universidade Federal de Lavras: 793,62 para ampla concorrência;
  • Unirio – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: 793,58 para ampla concorrência;
  • UFF – Universidade Federal Fluminense: 802,77 para ampla concorrência;

A consulta foi realizada no dia 21 de junho. Podemos notar que já na relação parcial a nota de corte de Medicina está maior do que a média da nota de corte do curso na última edição do SISU: 767,35 na modalidade “ampla concorrência”. 

Contudo, isso não é motivo para pânico. Lembre-se de que as notas de corte divulgadas até o momento são parciais e, dessa maneira, podem sofrer mudanças significativas até o último dia de inscrições. 

SISU 2023/2: é importante acompanhar as notas de norte? 

Sim, é muito importante acompanhar o andamento das notas de corte parciais ao longo da semana de inscrições no SISU 2023/2.

Notas de corte SISU 2023/2
Os candidatos já podem acessar as notas de corte do SISU 2023/2. Imagem: Agência Brasil

As notas de corte funcionam como um medidor de chances de um candidato ser aprovado ou não no curso escolhido. Se a nota parcial no curso do seu interesse for, por exemplo, de 800 pontos e a sua média for de 650 pontos, é improvável que você seja aprovado. Dessa maneira, você pode direcionar as suas notas para outras opções de cursos disponíveis no SISU e impulsionar as suas chances de ser aprovado. 

SISU 2023/2: como consultar as notas de corte parciais?

Para consultar as notas de corte parciais no SISU 2023/2, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site do SISU 2023/2;
  2. Digite o curso, município ou instituição de ensino de seu interesse na barra de busca do site;
  3. Clique no resultado de seu interesse;
  4. Você será redirecionado para a página do curso. Nela, as notas de corte parciais serão mostradas de acordo com as modalidades disponíveis.

SISU 2023/2: inscrições continuam abertas

As inscrições no SISU 2023/2 continuam abertas. Todos os candidatos poderão se inscrever até às 23h59 desta quinta-feira, dia 22 de junho.

Podem participar da seleção todos os estudantes que participaram da última edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2022 e que não receberam nota zero na redação

Nesta edição, 51.277 vagas foram disponibilizadas para os participantes. Do total, 24.726 vagas são destinadas para a seleção na modalidade “ampla concorrência” e 22.560 para os candidatos que concorrem na modalidade “cotas”. As vagas contemplam 1.666 cursos de graduação diferentes.

Para mais informações sobre o funcionamento do sistema de seleção, acesse o edital do SISU 2023/2.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.