SISU 2023/2: inscrições começam na próxima segunda (19)

Um dos principais objetivos dos estudantes que participam da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é usar a pontuação obtida no exame no SISU, Sistema de Seleção Unificada.

O SISU é uma programa criado em 2010 que permite o ingresso de milhares de estudantes em instituições de ensino públicas que fazem parte da seleção.

As datas do SISU 2023/2 já foram divulgadas no próprio site do SISU e as inscrições no programa começam na próxima segunda-feira, dia 19 de junho.

Dessa forma, se você pretende participar da seleção, é muito importante que você comece a se preparar desde já para fazer a sua inscrição: e é justamente por isso que o artigo de hoje separou um resumo com as principais informações sobre o SISU 2023/2. Confira!

SISU 2023/2: inscrições começam na próxima semana

As inscrições para a próxima edição do SISU irão começar na próxima segunda-feira, dia 19 de junho de 2023. Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 do dia 22 de junho, ainda na mesma semana, de acordo com o horário de Brasília.

Poderão se inscrever no SISU todos os estudantes que participaram da última edição do ENEM (no ano de 2022) e que não obtiveram nota zero na redação do exame.

Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e que também não estão no último ano do ensino médio também podem participar do SISU 2023/2 por meio da modalidade “treineiros“. Porém, esses estudantes não serão considerados no momento de seleção para as vagas.

SISU 2023/2: como se inscrever?

As inscrições para participar do SISU 2023/2 irão acontecer exclusivamente de forma online por meio do Portal de Acesso Único do MEC. Todos os candidatos que quiserem se inscrever precisam ter acesso a uma conta gov.br, a plataforma de serviços digitais do governo federal. 

As inscrições são totalmente gratuitas, uma vez que os estudantes não precisam pagar nenhum tipo de taxa de inscrição para participar do SISU 2023/2

No momento da inscrição no SISU 2023/2, os candidatos poderão indicar até duas opções de cursos em ordem de preferência. É importante prestar atenção no local de oferta e no turno do curso, ainda que em uma mesma instituição. 

Inscrições SISU
As inscrições devem ser feitas no site do SISU. Imagem: Juca Varella/Agência Brasil

Além disso, os candidatos devem indicar também a modalidade pela qual desejam participar da seleção: sistema de cotas, ampla concorrência, etc. Essas informações poderão ser alteradas até o último dia de inscrições (22 de junho).

Depois disso, o candidato deve aguardar o fim do período de inscrições. Quando as inscrições terminarem, o sistema irá calcular a nota de corte dos candidatos com base nas pontuações do ENEM apresentadas. Com a divulgação das notas, os candidatos aprovados irão receber uma notificação sobre a aprovação e poderão fazer a própria matrícula na universidade.

SISU 2023/2: divulgação dos resultados

Conforme as informações divulgadas, o resultado da chamada única e regular do SISU 2023/2 será divulgado dia 27 de junho. Os candidatos convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula entre os dias 26 de junho e 04 de julho.

A lista de espera do SISU, por sua vez, irá acontecer entre os dias 27 de junho e 04 de julho e os candidatos deverão manifestar interesse dentro desse período para participar da segunda seleção. Por fim, a convocação dos estudantes que participaram da lista de espera irá acontecer no dia 10 de julho.

Confira o edital do SISU 2023/2 para mais informações sobre o funcionamento do sistema de seleção.

SISU 2023/2: quais são as vantagens de participar da seleção?

A seleção via SISU é uma ótima oportunidade para todos os estudantes que querem estudar em uma instituição de ensino superior pública brasileira.

Veja algumas vantagens de participar da próxima edição do SISU:

  • Aproveitamento da nota obtida na última edição do ENEM;
  • Seleção com base em critérios transparentes;
  • Possibilidade de ingresso em uma universidade pública;
  • Processo de inscrição grátis e online.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.