SiSU 2023/1: convocações da lista de espera começam nesta segunda (13)

Começam nesta segunda-feira, dia 13 de março, as convocações dos estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023/1 através da lista de espera. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as convocações serão feitas pelas próprias instituições de ensino superior (IES). 

Desse modo, os candidatos devem acompanhar as publicações feitas pelas IES em seus respectivos sites para conferir o resultado e as orientações para as matrículas. Os procedimentos de matrícula devem ser feitos de acordo com o cronograma de cada instituição de ensino.

Para garantir a vaga, o estudante que foi aprovado dentro da reserva de vagas deverá comprovar as informações contidas no momento de inscrição. No caso das cotas raciais, os candidatos passarão por uma avaliação de heteroidentificação.

Lista de espera

Puderam participar da lista de espera do SiSU 2023/2 somente os estudantes que se inscreveram no programa no período regular e que não obtiveram aprovação na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso.

A manifestação de interesse em continuar na disputa por uma vaga por meio da lista de espera foi recebida no período de 28 de fevereiro a 8 de março. Os candidatos só puderam participar da lista de espera na 1ª opção de curso escolhida no período de inscrição.

SiSU 2023/1

O MEC recebeu as inscrições para o SiSU 2023/1 entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Ao todo, 1.073.024 estudantes realizaram inscrição no processo seletivo, totalizando 2.062.815 inscrições. Cada estudante pôde escolher até duas opções de curso.

De acordo com os dados da pasta, essa edição do SiSU contou com a oferta de 226.399 mil vagas em 128 instituições de ensino públicas (estaduais e federais) de todo o país.

A classificação dos candidatos foi feita por meio das notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, somente os estudantes que fizeram o Enem 2022 e tiraram nota acima de zero na redação puderam concorrer às vagas ofertadas. Aqueles que fizeram o exame na condição de “treineiros” não puderam participar do SiSU. 

O MEC divulgou o resultado (chamada regular) do SiSU 2023/1 no dia 28 de fevereiro. Os aprovados puderam realizar a matrícula até o dia 8 de março.

Veja mais detalhes no site do SiSU.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UDESC divulga lista de candidatos convocados na 3ª e última chamada final do Vestibular de Verão 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.