SiSU 2022: 1º processo seletivo terá 221,7 mil vagas para 125 instituições federais

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma completo da 1ª edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022 e informou o número total de vagas ofertadas nesse primeiro semestre. De acordo com a pasta, serão 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior.

As vagas são para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. Segundo o MEC, mais de 84,5% das vagas são para instituições federais (universidades e institutos).

De acordo com os dados da pasta, os cursos com maior número de vagas ofertadas nesta edição do SiSU são pedagogia, administração, ciências biológicas, matemática, direito, química, física, agronomia, interdisciplinar em ciência e tecnologia e engenharia civil.

A consulta de vagas já está disponível no site do SiSU e pode ser feita por local, instituição de ensino ou curso. Além disso, os interessados podem conferir o número de vagas para cada curso e para cada modalidade de ingresso. 

Cronograma do SiSU 2022/1

Conforme o cronograma estabelecido pelo MEC, as inscrições do primeiro processo seletivo do SiSU 2022 serão recebidas do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 18 de fevereiro (horário de Brasília). Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de curso.

A seleção do SiSU 2022/1 será feita a partir das notas do Enem 2021. Portanto, só poderão realizar a inscrição os estudantes que tenham feito o exame, que não tenham zerado a prova de redação, e que não tenham feito o Enem 2021 como treineiros.

A divulgação do resultado, feita em uma única chamada, está prevista para o dia 22 de fevereiro. Desse modo, os aprovados deverão realizar as matrículas no período de 23 de fevereiro a 8 de março. 

Os candidatos que não forem aprovados na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso poderão manifestar interesse em participar da lista de espera. O prazo será de 22 de fevereiro a 8 de março. A partir de 10 de março as universidades e institutos realizarão a convocação dos selecionados por meio da lista de espera.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFSC registrou abstenção geral de 24% no Vestibular 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.