Deseja para recuperar a sua saúde financeira? Siga ESTES passos

Entenda como sair do sufoco com as dívidas e a falta de dinheiro

Lidar com nossas finanças é algo desafiador. Agora, difícil mesmo é saber cuidar de um orçamento familiar. Por isso, é importante planejar o que fazer com o dinheiro para ter sempre a saúde financeira em dia. Aprenda como proceder com o Notícias Concursos na matéria especial preparada nesta quarta-feira (12).

Saúde financeira e um bom planejamento

Com um bom ensinamento, fica mais fácil conseguir administrar a saúde financeira. Então, gerir suas contas será mais simples. Mas, primeiramente, deve-se entender que todos da casa tem que se envolver para alcançar um equilíbrio no orçamento.

Leia mais: Dicas para proteger suas finanças pessoais contra golpes na internet

Conheça seus gastos e os organize

Tenha as despesas sempre anotadas, registrando gastos básicos, tais como supermercado, aluguel, luz, bem como água e até mesmo supérfluos. Se anotar não for do seu agrado, use outro método, por exemplo, app’s. Pois, o que não vale é deixar de registrar.

Conferir extratos bancários no fim do mês usando o aplicativo, assim, montando a rotina do controle, é também uma boa opção. Para aqueles que estão realmente interessados em deixar as contas bem organizadas, essa é a melhor forma.

Anteceda as despesas futuras

Anualmente temos gastos significativos, por exemplo, IPTU, IPVA, material escolar, entre outros gastos fixos. Portanto, devemos sempre fazer uma reserva para esses casos.

Nos meses onde a despesa for menor, guarde um pouco do dinheiro para tais gastos fixos. Mas, evite, de toda forma, usar a grana como um desaperto no momento de sufoco.

Assim, atenção! Planejar as despesas futuras é também planejar as férias familiares, por exemplo. Faça essa organização com os gastos de longo prazo, como os de curto prazo.

Estabeleça metas de economia mensais

Uma vez que os gastos mensais são identificados, pode-se prever e definir metas. Caso a renda seja fixa, é interessante especificar uma quantia mensal para economizar. Em contrapartida, com renda variável, criar metas em porcentagem é uma opção viável.

Essa estratégia para economia pode ser mais interessante. Por exemplo: se uma prestação termina nesse mês, guarde o valor mês que vem, ao invés de fazer outra prestação. Educação financeira não se restringe ao controle dos gastos, mas à geração do dinheiro.

Corte alguns gastos

Após organizar seu orçamento familiar, a identificação dos gastos fica mais fácil. O que se pode fazer é criar regras para economizar, como: apagar luzes ao sair de cômodos, não demorar no banho, etc.

Inclua crianças no assunto de saúde financeira

As crianças devem saber das condições financeiras da família, para entenderem o porquê têm tal padrão de vida.  Outra vantagem, é incentivá-los a terem mais consciência sobre gastos, preparando-os para um breve futuro.

Portanto,  busque por um modelo de planilha que funcione para sua família. Perceba que a educação financeira sempre será essencial na manutenção da saúde financeira. Por fim, faça suas contas e economize!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.