Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Serasa: entenda como funciona o novo Score 2.0 do sistema

Nesta quarta-feira (26), a Serasa anunciou o lançamento do Score 2.0, uma atualização do serviço de ranqueamento de risco de crédito para usuários. A nova avaliação será a partir do Cadastro Positivo, ferramenta que leva em conta os pagamentos de créditos atuais e não mais o histórico de dívidas, como era no passado.

O diretor de produtos da Serasa anuncia mudanças e explica, durante a coletiva promovida nesta quarta-feira, que: “As pendências do passado passam a ter menos peso, porque passamos a levar mais em consideração os hábitos positivos recentes, como contas pagas em dia. No modelo atual, quem quita tudo em dia faz muito mais diferença”.

Comparando com o modelo anterior

No modelo anterior, o peso do pagamento de crédito para a formação do score era de 13,9%, agora com as novas alterações saltou para 43,6%. Já para o tempo de uso de crédito foi de 8,4% para 10,1% da pontuação. Diferentemente dos anteriores, a importância do crédito contratado houve um aumento de 3,6% para 7,9% na formação do score na Serasa.

“Esse modelo recente é muito mais significativo porque temos mais informações. Isso impacta significativamente nas notas”, comenta Lopes ao comentar sobre o Score 2.0, que agora inclui os dados do SPC Brasil, possibilitando a otimização da análise de concessão de crédito.

Os efeitos das mudanças serão em sua maioria para melhor, considera o diretor de contas da Serasa. Com os novos pesos e mais informações, as pessoas serão beneficiadas, aponta o executivo, assim como a maioria das pessoas perceberá um aumento no score ao invés de uma queda.

Como funcionará o Score 2.0 do Serasa

Em até duas semanas o Score 2.0 estará disponível para todos os usuários da Serasa, estima a empresa. O pagamento de uma dívida refletirá na pontuação do usuário em até 10 dias, como já é atualmente. A plataforma também passou por aperfeiçoamentos técnicos.

Lucas Lopes, diretor de produtos da empresa, ressalta também que dentre todos os impactos positivos para a formação da pontuação, há também o pagamento em dia e a ausência de dívidas. De forma geral, o novo Score 2.0 dará prioridade a bons hábitos financeiros.

É importante pontuar que alguns comportamentos tem grande chance de afetar de forma negativa a formação da pontuação do usuário, como, por exemplo:

  • Procura constante por crédito financeiro;

  • Utilização do cheque especial;

  • Atraso de pagamentos;

  • Quitações parciais.

Aqueles que procuram uma boa pontuação na Serasa agora terão uma chance melhor de aumentá-lo, mas é preciso criar bons hábitos financeiros.

A relação entre a mudança do score da Serasa e a pandemia do novo coronavírus (covid-19) é incerta, mas acredita-se que foi levada em conta a situação. A crise que afeta o país não tem previsão de término, porém o mercado está otimista em relação ao futuro.

Pode-se concluir que, o novo Score 2.0 da Serasa chegou para melhorar a vida do brasileiro que tem restrições financeiras, pois o novo sistema de pontuação leva muito mais em conta o presente do que o passado.

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
20 Comentários
  1. KENEDY Diz

    Oferta de empréstimo urgente.
    Olá a todos, gostaria de agradecer muito a George Williams, que me emprestou um empréstimo para o tratamento médico de meu filho doente. Estou muito feliz em conhecer George Williams, contate-o por e-mail se você precisar de um empréstimo urgente para negócios ou empréstimo pessoal, (georgewilliamsloanfirm333@gmail.com)

  2. Eliseu de freitas nunes Diz

    Boa noite desculpa aí eu queria perguntar para você se vocês podem me ajudar a pagar minhas contas gostaria de pagar minhas contas mas não tenho condições Será que vocês podem me ajudar a pagar minhas contas ele aí eu pagaria só o empréstimo

  3. Júlio virginio dos Santos Diz

    É realmente muito primitivo baixar o score de uma pessoa só porque está procurando crédito.
    O score deveria baixar se depois do crédito não houvesse pagamentos. Más no Brasil tudo é inverso. Raciocínio muito provinciano. Esse critério para baixar pontuação de crédito nota 0 para o cerasa.

  4. SEBASTIANA MARIA DA SILVA Diz

    Não sou especialista nesta área contábil mais vejo que complicaram a vida da maioria Brasileiros principalmente aqueles que trabalham autonomo e os que a sua renda base e apenas o salário mínimo após o hábito do cartão de crédito se tornou muito raro vc adquirir um produto através de crediário pois o mesmo produto triplica o valor devido as financiadoras então vc acaba pagando o valor de 2a três compras sendo as mesma se efetuada pelo crediário hoje às lojas não tem um crediário próprio e tudo por financiadoras ou cartão de crédito sempre quem sai Perdendo são os assalariados

  5. Francisco marcus dos santos Diz

    O Serasa tem que acabar com esse negocio de baixar escore pq a pessoa faz consulta de credito. Temos o direito de pesquizar antes de comprar. Nem toda consulta termina em negocio fechado

  6. António aparecido Pereira da Silva Diz

    Serasa virou empresa de cobrança, recebo cobrança alegam cobrar dívidas de 40 anos atrás, basta consultar o Serasa num dia no outro um enxuorrada ligações.

  7. Jacson Diz
  8. Luiz Diz

    Eles deveriam de parar com essas função de busca por crédito excessiva se contrai muitos créditos e pago todos em dia pago na data fodasse que tem MT consulta até porque para saber as condições a prazo eles consultam o CPF e o critério mais tosco que usam

  9. Sérgio Henrique Diz

    Acho injusto o seguinte: procura por crédito só existe por causa das inúmeras ofertas então não deveria interferir na pontuação pois o usuário não tem opção … incrível como isso pode acontecer pois o único prejudicado é o usuário que no final é quem pagará as contas mesmo!!!

  10. Anderson Diz

    Creio eu que tanto o app quanto o site do Serasa deveria ter a opção de solicitar a exclusão de consultas em nome do titular do CPF, porque os meios atuais de fazer a exclusão é difícil e demorado também….

  11. hilda de jesus rocha araujo Diz

    Pela primeira vez o Serasa está de parabéns porque pago minhas contas todas antecipada e meu escore só diminui isso não é legal se vc é um bom pagador porque seu escore tá lá em baixo já que tenho meu cadrastro positivo tudo certinho isso é uma boa notícia para todos Brasileiros que não podia faz nada com o escore baixo.

  12. Sérgio Nunes de Oliveira Diz

    Tinha duas restrições negociei as duas quitei uma e estou pagando a segunda até com uma parcela adiantada e até agora o meu score não subiu fez foi abaixar mais e é ruim pq vc negocia as dividas no Serasa limpa nome no intuito de seu score subir e não é bem que acontece espero com essa mudança o meu score suba um pouco

    1. Eric Diz

      Meu score estava 601 depois dos acordos pagos foi 389 vai entender ? Meu nome está limpo não tenho mais nenhuma pendência e meu score não aumenta.

  13. SIMONE DA SILVA OLIVEIRA Diz

    Que ótimo, que Deus abençoe e que tudo dê certo, para todos nós….

  14. Jose Fernandes Fontes Diz
  15. Charlis Patrik da Silva Diz

    Já é um benefício para os bons pagadores ! Não adianta ter nome limpo sem ter credibilidade no mercado até mesmo que nenhuma pessoa deve ou tem restrições no nome por vontade própria ou por querer ficar devendo!

    E por estarmos passando por um momento em que milhares de trabalhadores perderam seus empregos involuntariamente devido à pandemia!

    Parabéns a instituição SERASA por proporcionar essa oportunidade aos brasileiros…

  16. Josiete Miranda dos Santos Diz

    Quero negociar conta mas não consigo

    1. Eduardo Pabon Diz

      Vc tem q ir a institucao bancaria ali eles podem emitir o negociar com vc ..veja qual e o banco …todas minhas pendencias fiz assim com um 84% de desconto valeu a pena

  17. Junior veloso Diz

    Poderia ter opção de falar com um atende. Sobre todos assuntos.

  18. Mario Barbosa Mota Diz

    Ficou ótimo com o novo plano do Serasa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.