Serasa: entenda como funciona o novo Score 2.0 do sistema

Nesta quarta-feira (26), a Serasa anunciou o lançamento do Score 2.0, uma atualização do serviço de ranqueamento de risco de crédito para usuários. A nova avaliação será a partir do Cadastro Positivo, ferramenta que leva em conta os pagamentos de créditos atuais e não mais o histórico de dívidas, como era no passado.

O diretor de produtos da Serasa anuncia mudanças e explica, durante a coletiva promovida nesta quarta-feira, que: “As pendências do passado passam a ter menos peso, porque passamos a levar mais em consideração os hábitos positivos recentes, como contas pagas em dia. No modelo atual, quem quita tudo em dia faz muito mais diferença”.

Comparando com o modelo anterior

No modelo anterior, o peso do pagamento de crédito para a formação do score era de 13,9%, agora com as novas alterações saltou para 43,6%. Já para o tempo de uso de crédito foi de 8,4% para 10,1% da pontuação. Diferentemente dos anteriores, a importância do crédito contratado houve um aumento de 3,6% para 7,9% na formação do score na Serasa.

“Esse modelo recente é muito mais significativo porque temos mais informações. Isso impacta significativamente nas notas”, comenta Lopes ao comentar sobre o Score 2.0, que agora inclui os dados do SPC Brasil, possibilitando a otimização da análise de concessão de crédito.

Os efeitos das mudanças serão em sua maioria para melhor, considera o diretor de contas da Serasa. Com os novos pesos e mais informações, as pessoas serão beneficiadas, aponta o executivo, assim como a maioria das pessoas perceberá um aumento no score ao invés de uma queda.

Como funcionará o Score 2.0 do Serasa

Em até duas semanas o Score 2.0 estará disponível para todos os usuários da Serasa, estima a empresa. O pagamento de uma dívida refletirá na pontuação do usuário em até 10 dias, como já é atualmente. A plataforma também passou por aperfeiçoamentos técnicos.

Lucas Lopes, diretor de produtos da empresa, ressalta também que dentre todos os impactos positivos para a formação da pontuação, há também o pagamento em dia e a ausência de dívidas. De forma geral, o novo Score 2.0 dará prioridade a bons hábitos financeiros.

É importante pontuar que alguns comportamentos tem grande chance de afetar de forma negativa a formação da pontuação do usuário, como, por exemplo:

  • Procura constante por crédito financeiro;

  • Utilização do cheque especial;

  • Atraso de pagamentos;

  • Quitações parciais.

Aqueles que procuram uma boa pontuação na Serasa agora terão uma chance melhor de aumentá-lo, mas é preciso criar bons hábitos financeiros.

A relação entre a mudança do score da Serasa e a pandemia do novo coronavírus (covid-19) é incerta, mas acredita-se que foi levada em conta a situação. A crise que afeta o país não tem previsão de término, porém o mercado está otimista em relação ao futuro.

Pode-se concluir que, o novo Score 2.0 da Serasa chegou para melhorar a vida do brasileiro que tem restrições financeiras, pois o novo sistema de pontuação leva muito mais em conta o presente do que o passado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.