Sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho: Como lidar?
Lidar com os sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho não é tarefa fácil. Às vezes, tendemos a sentir aquele desejo de desistir de tudo. Faz parte.
Mas, como podemos lidar com isso sem que nosso trabalho seja deixado de lado? O que fazer para se sentir mais seguro e feliz no trabalho? Veja, ao longo deste conteúdo, algumas reflexões sobre esses temas.
Como lidar com os sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho?
Os sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho podem estar atrelados a um episódio específico, como também podem ser causados pelo ambiente de trabalho como um todo.
Sendo assim, o primeiro ponto que devemos que levar em conta é o nosso autoconhecimento. Por meio dele conseguiremos entender melhor o que se passa dentro de nós, e isso poderá nos fortalecer para o futuro.
Além disso, outras ações podem ajudar nesse momento. Veja algumas delas:
Entenda os motivos pelos quais você se sente assim
Entender os motivos pelos quais os sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho aparecem na sua rotina é um bom ponto de partida.
Afinal, como lidar com o problema se você sequer sabe a causa dele? Pois é!
Por isso, comece a pensar sobre as situações que fazem com que você se sinta dessa forma. Analise a sua rotina e, caso encontre causas que podem ser “cortadas”, tente fazer isso.
Pratique o autoconhecimento e aprenda a se perdoar
Se você tem sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho porque cometeu um erro – ou alguns erros, aprenda a se perdoar.
Lembre-se de que ninguém é perfeito e que, volta e meia, nos sentiremos menos motivados e felizes com a nossa própria atuação na vida e no trabalho.
Além disso, o autoconhecimento pode ser interessante aqui. Por meio dele nós conseguimos entender nossos pontos fortes e fracos, e isso ajuda a nos perdoar diante dos nossos próprios “defeitos”.
Busque novas oportunidades de trabalho
Se o motivo pelo qual você se sente fracassado no trabalho é, de fato, o emprego atual, talvez seja hora de buscar novas oportunidades.
Você não precisa abrir mão do trabalho atual de uma hora para outra. Mas pode começar a pesquisar oportunidades, assim como pode ir se especializando para o mercado de trabalho. Faça isso por você.
Faça psicoterapia e cuide da sua saúde mental
Por fim, se os sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho ainda forem muito fortes, mesmo com as mudanças que citamos e que você mesmo estipulou para si, tente buscar a psicoterapia.
Através dela você poderá saber mais sobre si mesmo, e conseguirá manejar melhor os seus sentimentos e emoções. Além de que dessa maneira torna-se mais viável aprender a lidar com as adversidades da vida.
Busque a psicoterapia, inclusive, de forma gratuita: nas universidades que têm psicologia você poderá encontrar atendimento gratuito dos estagiários. Basta solicitar um atendimento no Serviço Escola de Psicologia.
Boa sorte!