A sensação de desamparo no trabalho pode estar associada a um chefe egocêntrico; relacionamentos interpessoais ruins; fofoca no trabalho; ou até mesmo insatisfação e falta de interesse na atividade laboral. No começo, pode surgir como uma pequena angústia, mas à medida em que é “deixada de lado”, a sensação tende a crescer com o intuito de fazer com que as nossas emoções sejam escutadas e amparadas.
Por isso, conhecer a causa raiz do problema é o primeiro passo para encontrar soluções que tragam motivação, bem-estar e disposição para trabalhar. A seguir, refletiremos sobre isso. Acompanhe.
A sensação de desamparo no trabalho pode remeter a algo muito comum nas relações interpessoais: o sentimento de abandono. Nesse caso, ela pode surgir associada a diversos fatores, como já mencionamos no início deste conteúdo. A seguir, explanamos com mais profundidade cada uma dessas razões, além de apontar possíveis caminhos que podem ser seguidos para lidar com o problema. Veja:
Um chefe egocêntrico tende a achar que apenas ele está certo, além de que o reconhecimento da equipe nunca aparece, como se o gestor fosse o único responsável pelo desenvolvimento da empresa. Assim sendo, acaba por desamparar a sua equipe que se esforça, busca resultados e, lá na frente, não é reconhecida como deveria.
Você tem se sentido excluído nas relações interpessoais no trabalho? Pense até que ponto isso tem a ver apenas com a atitude das outras pessoas. Às vezes, você pode estar passando a imagem de ser uma pessoa muito tímida no trabalho e introvertida, o que cria uma barreira para que os outros cheguem até você.
A falta de interesse, assim como a apatia no trabalho, podem fazer com que você se sinta desamparado. É como se todas as atividades não fizessem sentido e não fossem boas o bastante para você, e a sensação que cresce é que você merecia algo mais à sua altura.
A sensação de desamparo no trabalho é a realidade de muita gente. Por isso, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que se sentem dessa forma. 😉