Segundo Reinado: Parlamentarismo às Avessas

Um resumo sobre o tópico

Parlamentarismo às Avessas: um resumo

O sistema do parlamento brasileiro durante o Segundo Reinado foi denominado de “parlamentarismo às avessas”.

O termo e as implicações do mesmo são abordados com muita frequência por questões de história do Brasil, principalmente nos vestibulares, na prova do ENEM e nos vestibulares militares.

Assim, para que você se prepare de forma adequada, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema.

Vamos conferir!

O Segundo Reinado: introdução

O termo “Segundo Reinado” se refere ao período em que o Brasil foi governado pelo imperador D. Pedro II. O seu governo se inicia no ano de 1840, com o Golpe da Maioridade, e termina no ano de 1889, com a Proclamação da República.

D. Pedro II foi o responsável por instaurar algumas mudanças dentro da política brasileira e também por continuar muitas das práticas que já eram utilizadas durante o Primeiro Reinado.

Dentre as mudanças, podemos citar a implementação do sistema parlamentarista, que aconteceu em 1847. Porém, o sistema brasileiro tinha algumas peculiaridades, e por isso foi denominado de “parlamentarismo às avessas”.

O sistema parlamentarista

Para entendermos o “parlamentarismo às avessas”, devemos primeiro saber o que foi o sistema parlamentarista.

O parlamentarismo moderno foi implantado pela primeira vez no século XVII, como uma consequência da Revolução Gloriosa, evento que acontecia na Inglaterra.

Com o fim da Revolução, os revoltosos fizeram com que o documento conhecido como “Bill of Rights” fosse decretado. O meso fazia com que os poderes do rei fossem reduzidos. Ainda, a partir daquele momento, o monarca deveria governar ao lado do parlamento, que teria fortes poderes.

É a partir da criação do parlamento moderno que a frase “o rei reina, mas não governa” seria usada, uma vez que, com a declaração do Bill of Rights, o monarca teria poderes mais simbólicos do que absolutos.

O caso do parlamentarismo brasileiro

Como mencionado, o sistema do parlamentarismo que havia sido consagrado pelos ingleses foi implementado no Brasil durante o governo de D. Pedro II.

Porém, desde o ano de 1824, ainda durante o Primeiro Reinado, o monarca brasileiro detinha o controle sobre os outros 3 poderes, graças à existência do quarto poder: o poder moderador.

No chamado “parlamentarismo às avessas”, ou seja, o contrário do parlamentarismo inglês, existiam dois partidos: o partido conservador e o partido liberal. Os dois se alternavam como a maioria dentro do parlamento. Porém, D. Pedro II possuía plenos poderes e a maior autoridade. Assim, quando decisões importantes deveriam ser tomadas, ele poderia “passar por cima” da decisões do parlamento (o que não acontecia na Inglaterra).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.