Segunda Guerra Mundial: três pontos importantes - Notícias Concursos

Segunda Guerra Mundial: três pontos importantes

Confira!

Segunda Guerra Mundial: um resumo para a sua prova

Todos nós sabemos que a Segunda Guerra Mundial foi um dos conflitos mais importantes de toda a história da humanidade.

Porém, as questões de história geral do ENEM e dos vestibulares costumam destacar alguns aspectos em detrimento de outros.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com 3 tópicos sobre a Segunda Guerra Mundial que podem estar na sua prova. Vamos conferir.

Segunda Guerra Mundial: o Tratado de Versalhes

O denominado “Tratado de Versalhes” foi assinado no ano de 1919, um ano após o fim da Primeira Guerra Mundial, conflito que havia se iniciado no ano de 1914.

As medidas do acordo foram impostas pelos países vencedores da Grande Guerra (como também é conhecida a Primeira Guerra Mundial) e impostas aos países que perderam o conflito. Porém, entre os derrotados, uma nação se destaca: a Alemanha, que foi considerada a principal culpada pela guerra.

Assim, para punir os alemães, o Tratado estabeleceu que o país deveria pagar uma imensa indenização, além de ser completamente desmilitarizado.

Como consequência das duras medidas impostas, o Tratado é considerado responsável por gerar uma espécie de “desejo de vingança” nos alemães e, consequentemente, pela ascensão de Adolf Hitler ao poder e pelo início da Segunda Guerra Mundial.

Segunda Guerra Mundial: Guerra Fria

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a geografia e a geopolítica mundial do mundo sofreram fortes alterações: dentre essas, podemos citar o início do conflito denominado de “Guerra Fria”.

A Guerra Fria foi um embate indireto entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos.

Segunda Guerra Mundial: a participação brasileira

No ano de 1944, o Brasil oficialmente entrou para a Segunda Guerra Mundial, como consequência da pressão americana sobre o país.

Em 1943, a FEB (Força Expedicionária Brasileira) foi incorporada ao Exército Americano e treinada na Itália.  Os mesmos chegariam na Itália em 1944.

Lutando ao lado dos EUA, o exército alemão foi expulso do território italiano com a ajuda dos brasileiros. Mais de 450 soldados brasileiros perderam suas vidas nos conflitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?