UFF oferece mais de 8 mil vagas no SISU 2024

Como o período de inscrições para a próxima edição do SISU (Sistema de Seleção Unificada) começará em breve, as instituições participantes do processo já divulgaram quantas vagas serão oferecidas para os estudantes inscritos.

A UFF (Universidade Federal Fluminense) irá participar do SISU 2024 e já relevou a quantidade de vagas que será disponibilizada por meio do programa

Assim, para que você descubra quantas vagas estarão disponíveis e como participar da seleção, trouxemos um resumo com as principais informações sobre a participação da UFF no SISU 2024. Vamos conferir!

SISU 2024: UFF disponibilizou mais de 8 mil vagas

Como o período de inscrições para participar do SISU 2024 começará nos próximos dias, diversas instituições já divulgaram o termo de adesão referente ao programa. Dentre elas, podemos citar a UFF, que já revelou qual será a quantidade de vagas para os estudantes interessados em concorrer por meio da próxima edição do SISU.

No documento, a UFF indica que irá oferecer 8.748 vagas para 122 cursos de graduação diferentes ministrados em campi da instituição. Porém, nesta edição do SISU, a UFF não irá oferecer vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Os cursos serão oferecidos nos campi da UFF em Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras e Volta Redonda.

Vagas da UFF no SISU
A UFF está oferecendo mais de 8 mil vagas por meio do SISU 2024. Imagem: UFF/Reprodução

É importante lembrar que, conforme indicado no edital do SISU 2024 divulgado pelo MEC, a reserva de vagas será baseado nos critérios estabelecidos pela Lei de Cotas e também pelas políticas de ações afirmativas de cada uma das instituições de ensino participantes.

No caso da UFF, mais da metade das vagas serão destinadas aos estudantes que optarem pelo sistema de cotas. As vagas contemplarão estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública. Também serão destinadas vagas para candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a um salário mínimo e meio, estudantes autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas com deficiência.

UFF no SISU: quem poderá concorrer?

Os estudantes que fizeram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023 poderão concorrer às vagas oferecidas pela UFF. O resultado do ENEM 2023 foi publicado e já pode ser acessado por todos os candidatos.

Para concorrer às vagas oferecidas pela UFF, os estudantes não poderão ter obtido nota zero em nenhuma das cinco provas do ENEM 2023. Além disso, os candidatos deverão ter obtido as notas mínimas previstas para cada um dos cursos da UFF.

Nesta edição do SISU, os candidatos aprovados poderão ingressar no primeiro e no segundo semestre de 2024 e a divisão será baseada da classificação no processo seletivo segundo a nota do ENEM apresentada no momento da inscrição. As vagas serão preenchidas pelas instituições conforme a ordem de classificação dos candidatos, que será baseada nas notas obtidas no ENEM. Dessa forma, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, uma vez que isso dependerá da classificação final no SISU.

SISU 2024: inscrições começam na próxima segunda-feira

Segundo o calendário oficial desta edição do SISU, o período de inscrições para participar do programa começa na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, e todos os estudantes poderão se inscrever até o dia 25 de janeiro.

A primeira lista de candidatos aprovados será paliçada no dia 30 de janeiro e os estudantes convocados deverão realizar a matrícula na instituição escolhida entre os dias 01 e 07 de fevereiro.

Os estudantes que não forem aprovados por meio da primeira chamada também poderão participar da lista de espera do SISU. Nesse caso, será preciso manifestar o próprio interesse em participar da lista entre 30 de janeiro e 07 de fevereiro. O resultado da lista de espera será divulgado em data a ser definida por cada uma das instituições participantes do SISU. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.