Segunda Guerra Mundial: tudo aquilo que você precisa saber para as suas provas
A Segunda Guerra Mundial foi um dos maiores conflitos de toda a humanidade, com consequências perceptíveis não só nos países em guerra, mas em todo o mundo.
O assunto é cobrado com muita frequência em questões de história geral dentro de vestibulares e também da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, é fundamental que você compreenda a Segunda Guerra Mundial para garantir um bom desempenho nas suas provas. Para te ajudar, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o tema.
A Segunda Guerra Mundial: definição
A Segunda Guerra Mundial foi o segundo conflito da história em escala global e aconteceu entre os anos de 1939 e 1945. O embate teve origem no continente europeu, mas provocou consequências em diversos países fora da Europa também.
A Segunda Guerra Mundial: contexto histórico
Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, os alemães consideram injusta a derrota e o Tratado de Versalhes que proibia o país de possuir um exército considerável. Ainda, o mesmo tratado afirmava que a Alemanha deveria pagar uma indenização aos vencedores e entregar suas colônias aos vitoriosos.
O contexto de revanchismo e crise econômica permitiu que Adolf Hitler chegasse ao poder com promessas de retorno da dignidade alemã, patriotismo e perseguição das minorias.
A medida que a economia se recuperava, iniciou-se então a fase de rearmamento do país. Com isso, Hitler iniciou, então, o processo de expansionismo alemão. O objetivo era recuperar territórios que já haviam sido ocupados pelos alemães e construir o Terceiro Reich (império).
A Segunda Guerra Mundial começou oficialmente com a declaração de guerra da França e Inglaterra depois da invasão da Polônia pela Alemanha.
A Segunda Guerra Mundial: características
A Segunda Guerra Mundial envolveu dois grupos: os Aliados (Reino Unido, União Soviética, França e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Dentre os principais acontecimentos do conflito, podemos destacar a criação dos campos de concentração alemães para o extermínio de judeus, ciganos, homossexuais, comunistas e inimigos políticos. Podemos mencionar também os ataques a Hiroshima e Nagasaki feitos pelos Estados Unidos.