Literatura para ENEM e vestibulares: o Pré-Modernismo brasileiro

Movimento literário que aconteceu entre os anos de 1902 e 1922 no Brasil

O Pré-Modernismo brasileiro: um resumo para as suas provas

O termo “Pré-Modernismo” é usado para definir um movimento literário que aconteceu entre os anos de 1902 e 1922 no Brasil.

O tema é cobrado com muita frequência em questões de português dentro dos principais vestibulares do país e também da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, é muito importante que você domine as principais características que envolvem o Pré-Modernismo para garantir um bom desempenho nos seus exames.

Pré-Modernismo brasileiro: definição

O pré-modernismo foi um período de transição no mundo da literatura, uma vez que o movimento era inovador e não correspondia às escolas do realismo, do naturalismo, do simbolismo ou do parnasianismo, tendências ainda presentes na academia da época.

Pré-Modernismo brasileiro: contexto histórico

No início do século XX, o Brasil passava pela transição da República da Espada para a República Velha, concentrando o poder na mão das oligarquias paulistas e mineiras. Com isso, o regionalismo brasileiro ganhou espaço, principalmente devido aos conflitos entre classes dominantes e classes dominadas e, assim, é diversas revoltas começam a se destacar no interior do país.

Diante de impactos sociais tão evidentes, os artistas começaram a voltar seus olhares para o que acontecia pelo Brasil, procurando assim uma linguagem mais simples, que pudesse falar diretamente com a população e retratar as suas histórias.

Pré-Modernismo brasileiro: características

O movimento pré-modernista foi marcado pelas seguintes características:

  • Rompimento com o academicismo.
  • Rompimento com a linguagem parnasiana.
  • Uso da linguagem coloquial, simples.
  • Exposição da realidade brasileira.
  • Representação de fatos históricos, políticos, sociais e econômicos.

Pré-Modernismo brasileiro: autores

Vamos conhecer os principais autores do movimento pré-modernista a seguir:

  • Lima Barreto: escritor e jornalista nascido em 1881, Lima Barreto se destacou com a obra Triste Fim de Policarpo Quaresma. 
  • Euclides da Cunha: nascido em 1866, Euclides foi ensaísta, poeta, historiador, jornalista, geógrafo, sociólogo, engenheiro e poeta. O autor fez parte da Academia Brasileira de Letras, ocupando a 7ª cadeira entre os anos de 1903 a 1906. Entre suas obras está Os Sertões, com olhar regionalista ela retrata a vida do sertanejo. É dividida em três partes: A Terra, O Homem e a Luta.
  • Monteiro Lobato: nasceu em 1882, o escritor, editor, ensaísta e tradutor ficou famoso por suas obras infantis, como O Sítio do Pica-Pau Amarelo. Além das aventuras do Sítio, outras obras que se destacam são Urupês e Cidades Mortas.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.