IF Sudeste MG divulga oferta de vagas para 1ª edição do SiSU 2023

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) já divulgou o termo de adesão da 1ª edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. De acordo com o documento, a oferta total do Instituto é de 491 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023

As oportunidades estão distribuídas entre 39 cursos de graduação ministrados nos campi do IF Sudeste MG localizados em Bom Sucesso, Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del Rei.

O termo de adesão indica ainda que, do total das vagas, 196 serão para seleção em ampla concorrência. Outras 46 vagas estão reservadas para o cumprimento das ações afirmativas do Instituto. 

Há também a reserva de 249 vagas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Desse modo, são vagas exclusivas para pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda e percentual para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD). Veja o termo na íntegra.

Os processos seletivo do SiSU 2023 serão feitos a partir das notas obtidas pelos candidatos na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, só poderão se inscrever na seleção os estudantes que tenham feito o Enem 2022 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. Participantes que fizeram o exame como “treineiros” não poderão se inscrever no SiSU.

Período de inscrição

De acordo com o cronograma do MEC, as inscrições para a 1ª edição do SiSU 2023 serão recebidas no período de 16 a 24 de fevereiro de 2023. Os interessados poderão se inscrever por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, de forma gratuita. 

A publicação da chamada única do SiSU 2023/1 está prevista para o dia 28 de fevereiro. Os candidatos não convocados poderão manifestar interesse na lista de espera para continuar na disputa por uma vaga.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep publica cadernos e gabaritos das provas do Enem PPL 2022 e da reaplicação do exame; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.