Segunda Guerra Mundial: a Operação Carne Moída

Confira um resumo completo!

Operação Carne Moída: um resumo sobre o evento

O termo “Operação Carne Moída” é usado para definir uma estratégia militar desenvolvida pelas tropas dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial

O assunto pode ser abordado por questões de história geral dentro das principais provas do país, como os vestibulares. Você também pode usar o evento como um repertório para a redação, principalmente em temas relacionados às fake news.

Assim, para que você consiga se preparar, o artigo de hoje separou um resumo com tudo que você precisa saber sobre a Operação Carne Moída. Vamos conferir!

Operação Carne Moída: introdução

A Operação Carne Moída foi um plano criado pelo alto escalão do exército inglês durante a Segunda Guerra Mundial, como um complemento à Operação Barclay, plano criado pelos aliados para apoiar a invasão da Sicília, que aconteceu no ano de 1943.

Operação Carne Moída: características

A operação foi elaborada para tentar impedir o avanço das tropas do Eixo no continente europeu. O principal objetivo dos generais era usar o plano para enganar os comandantes das tropas do Eixo, principalmente os nazistas, para que eles não descobrissem a verdadeira localização da invasão que os Aliados pretendiam realizar no Mar Mediterrâneo.

Os generais fizeram, assim, uso de um cadáver que seria enviado para perto das tropas do Eixo. O soldado estaria, supostamente, trazendo cartas que revelariam o plano falso. O objetivo era fazer com que os documentos fossem lidos pelos inimigos, enganando-os e conseguindo uma vantagem militar para os Aliados.

Os documentos levados pelo soldado diziam que os Aliados atacariam as tropas do Eixo pela Grécia, quando, na verdade, eles o fariam pela Itália.

Operação Carne Moída: consequências

A Operação Carne Moída foi um sucesso e as forças aliadas conseguiram fazer toda a preparação da invasão da Itália pela Sicília sem a interferência das tropas do eixo. Devemos destacar que essa operação foi fundamental para os posteriores desenvolvimentos da guerra.

Atualmente, o filme “O soldado que não existiu”, disponível na plataforma da Netflix, conta a história da operação dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.