Secretário de Guedes afirma que PIB de 2021 terá de ser revisto

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, as previsões feitas pelo Ministério da Economia devem começar a sofrer alterações. O Produto Interno Bruto (PIB) previsto para 2021 deve ser alterado. No primeiro trimestre, pode acontecer retração da atividade, afastando o cenário de recuperação que o governo previu no fim de 2020.

“Nossas previsões estão mantidas [de crescimento de 3,2%]. Mas não tem jeito. À medida que outros estados usem novas restrições de comércio, e se essa tendência persistir, teremos que rever os dados”, afirmou Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica do ministério comandado por Paulo Guedes.

Saschida afirma que o PIB ficou acima do esperado para o quarto trimestre de 2020, contribuindo positivamente para as estatísticas deste ano. Ao mesmo tempo, ele afirma que o desempenho da economia depende da vacina. O secretário admitiu que é difícil afirmar que o PIB de 2020 teve um bom resultado. “Mas, dado o que algumas pessoas esperavam, com estimativas de analistas de queda de até 10%, o resultado mostra que as políticas feitas pelo governo em parceria com o Congresso estavam dando resultado”, avaliou.

O secretário admite ainda que o primeiro trimestre deste ano será “delicado”, pois o país está saindo de um período de vários estímulos artificiais, adicionado ao agravamento da pandemia. Por isso, há risco de retração do PIB no primeiro trimestre deste ano.

Nas próximas semanas, o governo fará uma revisão do PIB. De acordo com o secretário, até a última quarta-feira (03), em entrevista dada à Folha de S. Paulo, as previsões estavam mantidas. “Hoje, o driver de crescimento se resume a três medidas de política econômica: vacina, vacina e vacina. Além disso, o ano de 2021 está muito ligado também à questão fiscal e à continuidade da agenda de reformas”, explicou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.