Como o hábito de ler afeta a saúde mental

Você sabia que o hábito de ler afeta a saúde mental no curto, médio e longo prazo? Isso se deve ao fato de que os conhecimentos adquiridos, o aumento da capacidade de se comunicar e se expressar são capazes de promover efeitos em diversos contextos de nossas vidas.

Para entender mais, acompanhe todo o conteúdo abaixo.

Como o hábito de ler afeta a saúde mental?

O hábito de ler afeta a saúde mental hoje e no futuro. Entenda todos os benefícios que a prática de leitura pode proporcionar no seu equilíbrio emocional:

1- Promove relaxamento e bem-estar

O hábito de ler afeta a saúde mental a partir do momento em que estaremos mais focados no conteúdo que estamos absorvendo, deixando problemas e até mesmo algumas ansiedades de lado.

Com isso, “mergulhamos” no contexto do livro, tendo uma imersão que relaxa, estimula nossa imaginação e nos leva para um contexto diferente do qual estamos vivendo no cotidiano.

2- Auxilia em uma boa noite de sono

Um dos melhores momentos para ler é antes de dormir, pois estaremos exercitando a nossa mente depois de um dia corrido, promovendo sensações de bem-estar e relaxamento.

No entanto, o cansaço provocado pelo exercício de ler é capaz de fazer com que tenhamos mais sono profundo e, dessa forma, descansemos muito mais.

Além disso, é quando dormimos que iremos absorver os conteúdos mais profundamente, incluindo-os em nossas memórias de longo prazo.

3- Eleva a autoestima

Ao absorver novos conhecimentos, estaremos mais aptos para entrevistas de emprego, vestibulares e até mesmo para conversar em uma roda de amigos.

Tudo isso faz com que tenhamos mais desenvoltura nas relações sociais e consigamos ter um aumento em nossa autoestima. Nos sentiremos mais inteligentes e aptos a dar nossa opinião em alguns contextos do cotidiano, melhorando as nossas interações de forma geral.

4- Como o hábito de ler afeta a saúde mental: Melhora os nossos relacionamentos

Seguindo o raciocínio acima, não podemos deixar de citar o quanto a leitura é capaz de melhorar os nossos relacionamentos. E isso acontece por alguns motivos:

  1. Sentimos mais segurança e autoestima ao conversarmos com pessoas estranhas;
  2. Temos mais assunto para discutir com amigos, familiares e pessoas próximas a nós;
  3. Nosso vocabulário se expande, permitindo que nossas ideias sejam externalizadas de uma maneira mais qualificada e clara, fazendo com que todos compreendam o que temos a dizer;
  4. Nós desenvolvemos a nossa capacidade de empatia, por enxergar a vida a partir do ponto de vista dos autores;
  5. E ainda, conseguimos ter um pensamento crítico e analítico mais apurado, apontando quais relacionamentos são essenciais e quais podem estar sendo tóxicos em nossas vidas.

5- Diminui as chances de doenças neurodegenerativas, proporcionando qualidade de vida

Por fim, o hábito de ler afeta a saúde mental a partir do momento em que a prática da leitura protege os nossos neurônios e nossa saúde cerebral.

Com isso, a tendência é que as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas sejam muito menores, causando efeitos expressivos em nossa qualidade de vida no longo prazo.

 

Gostou do conteúdo? Então é hora de começar a praticar a leitura diária em sua rotina. Desenvolva-se dessa forma!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.