Benefícios de consumir melancia no verão

Os benefícios de consumir melancia no verão vão desde o efeito hidratante até uma melhora nas defesas do corpo. Isso porque esta fruta é fonte de vitamina A, C e vitaminas do complexo B, sendo uma opção saudável e saborosa para substituir sobremesas calóricas e industrializadas.

Veja a seguir o que esta fruta pode fazer pela saúde do seu corpo de uma maneira geral.

Benefícios de consumir melancia no verão

Conheça os maiores benefícios de consumir melancia no verão:

1- Melhora as ações de defesa do corpo

Por ser rica em vitamina C, a melancia é capaz de melhorar as defesas do organismo, diminuindo as chances de contrair doenças, resfriados e gripes, por exemplo.

2- Ação diurética que desincha

A ação diurética da fruta é capaz de diminuir a retenção de líquidos e a sensação de inchaço. Por isso, depois de jantar ou almoçar alimentos com muito sódio, experimente consumir uma boa porção de melancia.

3- Sobremesa saudável que não engorda

Por ter poucas calorias e ser levemente adocicada, a melancia pode substituir sobremesas calóricas e que podem ter componentes maléficos para a saúde.

4- Licopeno ajuda a proteger a pele do sol

O licopeno presente na composição desta fruta é capaz de proteger a pele dos efeitos que o sol pode causar nesta estação. Entretanto, lembre-se que aplicar o protetor solar é essencial, ok?

5- Melhora o trânsito intestinal

A constipação pode ser causada por desidratação e uma dieta pobre em fibra. Em contrapartida a isso, um dos benefícios de consumir melancia no verão é que ela conta com 90% de água em sua composição, além de ser fonte de fibras que auxilia na saúde intestinal.

6- Fonte de cálcio e fortalece os ossos

Por ser fonte de cálcio, um dos benefícios de consumir melancia no verão é que ela é capaz de fortalecer os ossos, diminuindo as chances de fraturas e diminuição de densidade óssea.

7- Auxilia na hidratação nos dias mais quentes

A hidratação é essencial  para manter o corpo sempre saudável e com todas as suas funções equilibradas. E como a melancia é composta por 90% de água, ela entra na lista de hidratantes naturais.

8- Fonte de antioxidantes que protege a pele e cabelos

Por ser uma rica fonte de antioxidantes, a melancia é capaz de auxiliar na expulsão de radicais livres, protegendo a saúde dos tecidos, da pele e dos cabelos.

9- Diminui as dores de cabeça menstruais

Por ser uma fonte de magnésio, a melancia pode diminuir as dores de cabeça que aparecem durante o período de tensão pré-menstrual, por exemplo.

10- Combate à infecção dos glóbulos brancos

A vitamina A presente na melancia, além de ser importante para a saúde dos olhos, é também responsável por combater infecções que podem acometer os glóbulos brancos.

Inclua em sua rotina os benefícios de consumir melancia no verão!

Agora que você já conhece todas as vantagens de consumir esta saborosa fruta, é hora de incluí-la em momentos propícios, como na hora do lanchinho ou da sobremesa depois das principais refeições. Cuide-se neste verão e mantenha seu corpo mais saudável com alimentos leves e naturais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.