Manter um equilíbrio na vida do colaborador e garantir saúde e bem-estar no trabalho é de suma importância para que todo o ambiente corporativo funcione corretamente. Apenas dessa forma é que teremos uma atmosfera motivadora, feliz e satisfatória.
No decorrer deste texto, portanto, apresentaremos alguns fragmentos que podem ajudar na manutenção desses fatores. Vamos lá?
Saúde e bem-estar no trabalho: Formas de manter o equilíbrio
Saúde e bem-estar no trabalho são peças-chave para a produtividade e o foco. Sem elas, o dia a dia pode se tornar desgastante, pesado e pouco criativo.
Por isso, é de suma importância que ambas sejam trabalhadas diariamente, em uma cultura organizacional que preze pelo conforto do colaborador. Veja, portanto, como isso pode ser trabalhado:
1- Sem sobrecarga e mais otimização de tempo
É importante sempre deixar claro que o trabalho demasiado não é algo positivo. “Trabalhar sem parar” e se sobrecarregar é algo que pode ser extremamente prejudicial para qualquer pessoa, mesmo para aquelas que se dizem “motivadas” a isso.
Afinal, o nosso corpo não é uma máquina, e cedo ou tarde vem a conta desse tipo de negligência. Por isso, para manter saúde e bem-estar no trabalho sempre em dia, foque em incentivar a otimização do tempo, a divisão sadia de tarefas e as pausas flexíveis.
2- Cuidados com a mente e com o corpo devem ser estimulados
Assim como as pausas devem ser trabalhadas de maneira eficiente, também é necessário estimular outros tipos de cuidado com o corpo e, ao mesmo tempo, com a mente.
Aqui, vale incentivar a psicoterapia e o autoconhecimento como peças-chave para a saúde mental. No campo dos cuidados com o corpo, é necessário estimular os exercícios e as atividades de descontração, como hobbies.
3- Ambiente propício, que garante segurança, bem-estar e motivação
Um ambiente de trabalho bem estruturado pode fazer toda a diferença. Faz parte da saúde e bem-estar no trabalho ter uma mesa com todas as ferramentas; a segurança de um espaço adequado; a organização com a limpeza; entre outros fatores nesse sentido.
Por isso, sempre incentive a organização e foque em medidas que tornem o ambiente de trabalho mais atraente, confortável e menos robotizado. Quanto mais humanizado, melhor.
4- A flexibilidade é uma peça-chave para melhorar a qualidade de vida
Saúde e bem-estar no trabalho envolvem-se diretamente com a flexibilidade. Esta que permite um dia a dia muito mais coerente com o relógio biológico e a motivação do colaborador. Logo, é ela quem garante que o sujeito seja mais produtivo, criativo, focado e feliz no trabalho.
Partindo desse pressuposto, fuja de rotinas engessadas e que sejam iguais para todos. E assim, foque no potencial de cada colaborador, respeitando o seu tempo e sua melhor forma de trabalhar.
5- Atividades colaborativas evitam a sobrecarga
Assim como é necessário fazer com que o colaborador entenda que trabalho demais não é positivo, também é fundamental trabalhar as atividades colaborativas.
São elas que impulsionarão a sua equipe a dividir as tarefas de acordo com as habilidades de cada um, melhorando o fluxo de trabalho como um todo.
Traga esse tipo de pensamento para o dia a dia na empresa e veja o quanto a atividade em equipe pode impulsionar saúde e bem-estar no trabalho.