Saque-aniversário do FGTS: Veja como cancelar a adesão

A modalidade é vantajosa para aqueles que precisam de um dinheiro extra no ano, no entanto, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador não poderá retirar o FGTS integralmente.

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) permite ao trabalhador aderente parte do saldo disponível nas suas contas do fundo no mês de seu aniversário. O resgate fica disponível até o último dia útil do mês subsequente ao da liberação.

Veja também: Auxílio Brasil: número de novos usuários é maior do que o Governo prometeu

A modalidade é vantajosa para aqueles que precisam de um dinheiro extra no ano, no entanto, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador não poderá retirar o FGTS integralmente. Neste caso, só é disponibilizada a multa rescisória de 40% sobre o valor ajuntado no fundo.

Todavia, caso o cidadão se arrependa de ter optado pela modalidade, será preciso aguardar o tempo entre o cancelamento e o retorno da modalidade tradicional do FGTS, sendo de 25 meses, ou seja, dois anos e um mês.

Veja como cancelar o saque-aniversário do FGTS

  1. Baixe o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS;
  2. Na sequência, faça o login. Caso não tenha cadastro, faça o registro informando os dados solicitados;
  3. Na plataforma, clique na opção “Saque-aniversário”;
  4. Concorde com as cláusulas do contrato em “Continuar”;
  5. Feito isto, clique em “Alterar sistemática saque FGTS”;
  6. Depois, toque no “Sim”.

Pronto, o seu pedido será validado conforme o prazo do processo estipulado nas regras.

Veja quais benefícios os trabalhadores poderão receber em 2022

Diante a atual crise econômica do país, muitas cobranças tiveram os seus preços elevados para 2022. Pensando nisto, separamos alguns benefícios liberados aos trabalhadores que podem aliviar o bolso no decorrer deste ano.

Os trabalhadores podem optar pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A modalidade disponibiliza anualmente parte do saldo disponível nas contas do fundo do trabalhador no mês do seu aniversário.

Cabe salientar que quem opta pela modalidade acaba perdendo o direito ao saque-rescisão do FGTS, concedido quando o trabalhador é demitido sem justa causa e em outras situações. Neste caso, é repassada apenas a multa rescisória de 40% sobre o valor do fundo.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelos repasses do saque-aniversário do FGTS, neste mês de janeiro, cerca de 1,3 milhão de trabalhadores terão direito ao resgate da modalidade.

Conforme esses dados, o valor que deve ser sacado será de aproximadamente 1,9 bilhão. Vale ressaltar que o montante também considera a antecipação do saque por meio das instituições financeiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.