SAIU AGORA: Ainda é possível sacar o PIS/PASEP no Banco do Brasil e CAIXA com este prazo limite

Todos os anos, quando o PIS/PASEP é depositado, um prazo limite para o saque no ano é posto pelo Governo. Dessa maneira, é possível organizar de forma mais ordenada os pagamentos.

Porém, muitos brasileiros podem não ter conhecimento sobre esse limite, e acabam deixando passar a data, tendo que aguardar a abertura de uma nova leva de pagamentos do abono salarial.

Por isso, reunimos informações importantes sobre o prazo anual e também para o prazo de cinco anos com relação ao saque. Acompanhe e tire as suas dúvidas!

Prazo para sacar PIS/PASEP no Banco do Brasil e Caixa: Descubra qual é!

O pagamento do PIS/PASEP deste ano já foi liberado para todos brasileiros que têm direito de recebê-lo. Contudo, existe um limite para o saque, que é dia 28 de dezembro de 2023. Quem não fizer esse saque terá o dinheiro “retido” até que o novo calendário de pagamentos abra no ano que vem.

Portanto, se você deseja usufruir desse abono salarial para pagar contas ou mesmo para investir, não espere o tempo passa! Busque o seu dinheiro e garanta que você não perderá a data limite para saque.

Prazo para sacar PIS/PASEP no Banco do Brasil e Caixa
Prazo para sacar PIS/PASEP no Banco do Brasil e Caixa. Imagem: Canva

Fique atento ao prazo de cinco anos

Além de haver a data limite para saque no ano, é importante que os trabalhadores também considerem o fato de que o PIS/PASEP tem um limite de saque de cinco anos.

Nós explicamos: Se porventura você não conseguir fazer o seu saque este ano, poderá fazê-lo no ano que vem, quando houver a abertura de um novo calendário de pagamentos.

Porém, é importante ter em mente que se você não fizer esse saque por mais quatro anos seguidos, perderá o valor do seu PIS/PASEP. Isso porque o Governo estipula um limite de 5 anos para que o saque seja feito.

Se passarem 5 anos e o trabalhador não fizer o saque do seu abono, perderá esse dinheiro e não poderá recuperá-lo mais tarde.

Isso é muito comum em casos de pessoas que decidem deixar o dinheiro guardado para não correr o risco de gastar, mas não se dão conta de que ele não pode permanecer na conta por mais de 5 anos. Fique atento a isso!

Como saber se tenho PIS/PASEP para sacar?

Além de haver as pessoas que se esquecem de sacar ou que decidem deixar o dinheiro guardado, há ainda um grupo de trabalhadores que não têm certeza se podem receber o PIS/PASEP.

Por conta da dúvida, podem deixar de fazer o saque no prazo estipulado, perdendo a chance de usufruir do abono salarial.

No entanto, a verdade é que é muito simples se você tem direito ao benefício. Veja o passo a passo:

  1. Primeiro, você precisa baixar o app do FGTS;
  2. Faça o seu login, respondendo às perguntas que aparecem no app sobre os seus antigos empregos;
  3. Em seguida, vá à aba “Benefícios”;
  4. Pronto, você já poderá visualizar se tem direito a receber o PIS/PASEP e poderá fazer o seu saque até o fim do ano.

Não deixe o tempo passar. Faça o seu saque e garanta o recebimento desse valor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.