Saiba como regularizar e atualizar a situação do seu CPF na Receita Federal - Notícias Concursos

Saiba como regularizar e atualizar a situação do seu CPF na Receita Federal

O documento é responsável por vincular o sujeito à Receita Federal. Desta forma, caso tenha alguma inconsistência no cadastro, será impedido de realizar uma série de atividades.

Um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro é o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O documento é responsável por vincular o sujeito à Receita Federal. Desta forma, caso tenha alguma inconsistência no cadastro, será impedido de realizar uma série de atividades.

Além disso, o CPF também está vinculado a verificação de inadimplência. Nesse caso, quem atua são os órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e a Serasa. Pensando nisso, confirma algumas situações e como regularizar o seu documento.

Quais são as possíveis situações do CPF?

  • CPF regular: Caso considerado ideal, em que o cidadão está com tudo em dia;
  • CPF suspenso: Documento temporariamente inutilizado devido à falta de doados ou informações incorretas;
  • CPF cancelado: Cancelamento por pedido judicial ou por problema de duplicidade;
  • CPF bloqueado: Problemas com a declaração de Imposto de Renda, entre outros;
  • CPF nulo: fraude no documento;
  • CPF com titular falecido: Dono do documento é falecido. Caso não, a situação deve ser regularizada junto a Receita Federal.

Como regularizar o CPF?

Na situação em que o CPF esteja bloqueado, é possível resolver o problema de forma virtual. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no portal e-CAC;
  2. Informe seus dados para entrar na sua conta;
  3. Consulte a declaração que deixou de ser realizada;
  4. Preencha o pedido de regularização do CPF;
  5. Faça as comprovações necessárias indicadas no site;
  6. Caso existam pagamentos pendentes, é preciso efetuá-los;
  7. Envie o pedido e pronto! A receita analisará o pedido.

Contudo, se necessário, dirija-se até um Contador para auxiliar no preenchimento da ficha. O CPF com status suspenso pode ser corrigido por meio dos Correios, a depender da situação. Os demais casos necessitam do comparecimento do titular a uma agência da Receita Federal.

Consultar o PIS pelo CPF é permitido

Caso você ainda não saiba, os trabalhadores que possuem o direito ao seguro-desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e abono salarial precisam saber o número do PIS para receber o benefício. Atualmente, é possível consultar a identificação do documento por meio de uma consulta simples no site Meu INSS utilizando o CPF.

Para verificar o número PIS por meio do CPF basta acessar o site Meu INSS, clicar em “Entrar com gov.br”. O usuário precisa digitar o CPF e selecionar a opção “continuar” ou criar um cadastro. Após acessar a conta, o trabalhador deve clicar em “Meu cadastro” na página inicial, onde será possível conferir os dados como nome, CPF e NIT/PIS.

Todos os trabalhadores registrados no regime CLT em empresas privadas possuem o número PIS, que é a sigla para Programa de Integração Social. Já os funcionários públicos possuem o número Pasep. Ambos os benefícios funcionam como um “14º salário” pago aos trabalhadores de baixa renda e o valor pago pode chegar a até um salário mínimo, variando de acordo com o tempo trabalhado.

Veja também: CadÚnico: como saber se já estou inscrito no Cadastro Único do Governo Federal? Veja!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?