Saiba como pedir a nova antena digital gratuita do governo

Equipamentos serão instalados em cidades com mais de 500 mil habitantes

O Governo Federal deve entregar uma antena digital gratuita para várias famílias brasileiras de baixa renda, de diversas regiões do país. A princípio, para ter direito ao kit distribuído, é preciso estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e ter instalado em sua residência, uma antena parabólica funcionando.

Todavia, o aparelho dá direito a seus usuários, à 100 canais, com uma ótima qualidade de som e imagem. O programa do Governo Federal entrega o equipamento sem nenhum custo, para pessoas que atendam às suas regras. A imagem é clara, vibrante, e não possui nenhuma interferência.

Através do kit da antena digital, é possível assistir a programas relacionados aos canais abertos de TV sem maiores problemas. O equipamento é livre de ruídos e de quaisquer outros impactos. Analogamente, o Governo Federal pôde oferecer o equipamento gratuito às famílias brasileiras, graças à tecnologia 5G.

Antes de fazer a solicitação do equipamento, é preciso observar se o município integra a lista da região onde os kits de antenas digitais foram liberados. Cerca de 430 cidades de todo o país já estão participando do programa. Para conferir as informações sobre a sua localidade e a possibilidade de participar, clique aqui.

Como solicitar a antena digital

Antes de mais nada, é preciso dizer que o kit da antena digital possui uma alta tecnologia, inovadora, capaz de impedir quaisquer tipos de chiados e interferências. Com a sua instalação, o usuário terá acesso irrestrito a cerca de 100 canais abertos, de graça. Vale ressaltar que o aparelho oferece uma grande qualidade de imagem.

Ademais, as famílias de baixa renda, que atenderem às regras para participarem do programa do Governo Federal e quiserem pedir o kit de antena digital, devem ir ao site Siga Antenado clicar na opção “Distribuição de kits”. Em seguida, é preciso informar o número do CPF, ou o Número de Identificação Social (NIS).

Em síntese, após o pedido de instalação do equipamento, um profissional que presta serviço para a distribuidora de antenas irá fazer o agendamento em uma data e hora estipuladas. Ele irá à residência, observar as condições do local e instalar o kit de antena digital. Desse modo, o aparelho estará pronto para o uso.

Deve-se observar que a tecnologia do 5G chegou nas capitais do país no ano passado. Ela oferece a seus usuários inúmeras vantagens. No entanto, algumas pessoas enfrentam alguns problemas relacionados à sua instalação. Isso se deve ao fato de que o equipamento interfere nas antenas parabólicas mais antigas.

Nova tecnologia

Em relação às antigas antenas parabólicas, um dos maiores problemas apresentados é que o equipamento opera em uma faixa próxima ao do 5G, o que pode fazer com que haja uma interferência nas transmissões. Pode aparecer chuviscos nas imagens, além de inúmeros problemas em sua conexão.

Dessa maneira, para as famílias de baixa renda que não possuem condição de substituir o equipamento, o Governo Federal, através de seu novo programa, está distribuindo a antena digital gratuitamente à população. Vale ressaltar que a troca é para cidadãos que possuem a antena parabólica antiga.

Analogamente,os interessados em adquirir o kit de antena digital devem morar em um município com mais de 500 mil habitantes. Quem coordena a distribuição dos equipamentos é a Entidade Administradora de Faixa (EAF), parceira do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além do site Siga Antenado, a família pode solicitar o equipamento através do telefone 0800-729-2404. De acordo com o governo, o objetivo principal do programa, além de oferecer uma conexão a canais abertos à população, é o de limpar a faixa 3,5 GHz, de modo que a tecnologia 5G seja implementada sem interferências.

Conclusão

Desse modo, o Ministério das Comunicações afirma que a meta do governo é de beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas com o novo programa de distribuição de kits para antenas digitais em todo o país. O estado brasieliro com o maior número de beneficiados é São Paulo, onde o programa abrange cerca de 163 municípios.

Em conclusão, a adaptação à nova tecnologia do 5G pode evitar quaisquer interferências, portanto, é importante que essas famílias troquem seus equipamentos. Caso contrário, elas podem não conseguir mais acompanhar as transmissões, visto que seu aparelho deixará de funcionar plenamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.