Saiba como o clima vai variar de frio a calor no Brasil hoje (28/08)

Confira a previsão do tempo para hoje, dia 28 de agosto

Neste artigo, apresentaremos como ficará o clima no Brasil hoje, dia 28 de agosto de 2023, baseada nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Também informaremos sobre os alertas meteorológicos emitidos pelo INMET para hoje.

Acompanhe a seguir!

Região Sul

A princípio, a região Sul terá um dia de tempo instável, com chuva a qualquer hora e risco de temporais em alguns pontos. As temperaturas variam entre 5 °C e 25 °C, com sensação térmica mais baixa devido aos ventos frios.

As temperaturas na região Sul serão baixas para a época do ano, com mínimas entre 5 °C e 15 °C na maior parte da região. No entanto, as máximas podem chegar a 25 °C no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná. A sensação térmica será mais baixa devido aos ventos frios que sopram do sul.

Saiba como o clima vai variar de frio a calor no Brasil hoje (28_08) - Reprodução Canva
Saiba como o clima vai variar de frio a calor no Brasil hoje (28_08) – Reprodução Canva

Região Sudeste

Na região Sudeste, está previsto um dia com o céu encoberto por muitas nuvens, trazendo a possibilidade de chuvas isoladas, principalmente durante o fim do dia no litoral paulista e fluminense. As temperaturas nessa região variarão entre 15 °C e 35 °C. Dessa forma, essas chuvas isoladas serão desencadeadas pela aproximação de uma frente fria vinda do oceano.

A chuva isolada prevista para o litoral paulista e fluminense será resultado da chegada de uma frente fria que avança através do oceano. A entrada dessa frente fria trará umidade e instabilidade para o litoral desses estados, podendo resultar em chuvas passageiras ao final do dia ou durante a noite. Essas chuvas tendem a ser de intensidade fraca a moderada e não se espera que se espalhem para o interior da região.

Portanto, importante notar que há um alerta laranja de perigo devido à baixa umidade do ar, vigente até hoje às 18h, abrangendo os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Durante esse período, a umidade relativa do ar ficará entre 12% e 20%, trazendo consigo um risco significativo de incêndios florestais e impactos à saúde.

Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste terá um dia de tempo seco e quente na maior parte da região, com baixa umidade relativa do ar e risco de incêndios florestais. As temperaturas variam entre 20 °C e 38 °C, com máximas acima dos 36 °C no norte de Mato Grosso e no sul de Goiás. A chuva isolada será possível em algumas áreas do norte de Mato Grosso, onde há influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

As temperaturas na região Centro-Oeste serão altas para a época do ano, com mínimas entre 20 °C e 25 °C na maior parte da região. No entanto, as máximas podem superar os 40 °C no norte de Mato Grosso e no sul de Goiás. O calor será intenso nas horas mais quentes do dia.

A chuva isolada na região Centro-Oeste será possível em algumas áreas do norte de Mato Grosso, onde há influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Essa zona é uma faixa de nuvens que se forma próximo à linha do Equador, onde os ventos dos hemisférios norte e sul se encontram. A chuva será fraca a moderada e não deve se espalhar para o restante da região.

Região Nordeste

A região Nordeste terá um dia de tempo nublado e chuvoso na costa leste da região, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos em áreas de risco. As temperaturas variam entre 18 °C e 28 °C, com sensação térmica mais alta devido à umidade. No interior da região, tempo seco e quente, com temperaturas entre 22 °C e 36 °C. A chuva isolada será possível em algumas áreas do oeste da Bahia, onde há influência de uma área de baixa pressão que se forma sobre o Paraguai.

Essa área de baixa pressão traz umidade e instabilidade para o oeste da Bahia, podendo causar chuva fraca a moderada em alguns pontos. A chuva será passageira e não deve se espalhar para o restante da região.

Há alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade válido até hoje às 18h para os estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Região Norte

Por fim, na região Norte, está previsto um dia de tempo nublado e chuvoso no noroeste da região, com a possibilidade de ocorrerem trovoadas e ventos fortes em algumas áreas. As temperaturas nesse trecho variarão entre 24 °C e 32 °C, e devido à umidade, a sensação térmica será mais alta. Entretanto, nas demais partes da região, o clima variará de parcialmente nublado a claro, com ocorrência de chuvas isoladas. As temperaturas nesses locais oscilarão entre 26 °C e 38 °C.

A chuva no noroeste da região Norte será desencadeada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se forma próximo à linha do Equador. Ademais, nesse local de encontro dos ventos dos hemisférios Norte e Sul, surge uma faixa de nuvens que traz consigo precipitações.

Quanto ao tempo parcialmente nublado a claro no restante da região Norte, isso ocorrerá devido à presença de uma massa de ar seco que prevalece sobre a maior parte da região. Portanto, essa massa de ar impede a formação de nuvens e reduz a probabilidade de chuvas intensas nas áreas restantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.