O Brasil atualmente conta com um grande número de pessoas em situação de inadimplência. Nesse sentido, de acordo com uma pesquisa do Serasa Experian, mais de 65 milhões de brasileiros estão nesta situação. Inclusive, segundo outra pesquisa, divulgada pelo Hibou, 4 em cada 10 brasileiros começaram o ano de 2023 com dívidas ativas.
Desta maneira, o empréstimo pode aparecer como a solução para muitos desses brasileiros conseguirem quitar suas dívidas. No entanto, as dívidas podem acabar atrapalhando na hora de conseguir um empréstimo. Além disso, o segmento de cartões e bancos é o que apresenta maior número de endividados, chegando a 28% das dívidas em aberto, o que torna a situação ainda mais difícil.
Como conseguir um empréstimo mesmo estando endividado
Ao contrário do que muitos pensam, é possível conseguir um empréstimo mesmo estando com dívidas, sendo que existem linhas de crédito específicas para pessoas que se encontram nesta situação.
Nesse sentido, o Serasa Experian possui uma plataforma voltada exclusivamente para aqueles que estão negativados, mas procuram linhas de crédito e cartões de crédito. Além disso, é possível realizar a solicitação totalmente online, através do site ou do aplicativo Serasa eCred. Uma vez efetuado o acesso, o interessado poderá conferir uma lista com as opções de empréstimo disponíveis para o seu CPF.
Para conferir as opções de crédito disponíveis basta acessar o site
https://www.serasa.com.br/credito/ e realizar o cadastro e posterior login. Entretanto, pode acontecer de não existir nenhuma oferta disponível para alguns casos específicos.
Quando isso ocorre, o recomendado é de que a pessoa interessada quite algumas de suas dívidas ativas para que consiga algumas opções. Isso ocorre pois, ao regularizar algumas de suas dívidas pendentes, o usuário aumenta as chances de que alguma linha de crédito seja disponibilizada para ele.
Como limpar o nome
Primeiro, é importante destacar que, mesmo havendo opções de crédito para negativados, é necessário realizar as contas de maneira correta e cautelosa, para evitar que surja uma outra dívida, que complica ainda mais a situação financeira.
Com isso em mente, o primeiro passo para limpar o nome é colocar no papel todas as dívidas em detalhes, para se ter uma noção geral do problema. Em seguida, é preciso também colocar no papel todo o dinheiro que entra no mês, e quanto é destinado para os gastos básicos, como conta de água, luz, aluguel, etc.
Nesta etapa do processo, muitos especialistas recomendam o uso da técnica chamada de ABCD. Esse método consiste em dividir os gastos mensais em quatro partes, sendo elas: A para as contas relacionadas com alimentação, B para as contas básicas da casa, C para as contas que podem ser “contornadas” e D para os gastos que são desnecessários.
Através deste método, o negativo consegue ter uma noção melhor e mais clara de quanto dinheiro está disponível para pagar as dívidas naquele mês. Inclusive, muitas vezes é importante cortar gastos ou economizar nas contas, para que isso seja possível.