Saiba como fazer uma horta de pallets

Confira as nossas dicas para construir a estrutura da sua hortinha

Hoje, vamos te dar dicas incríveis de como fazer uma horta de pallets. Existem vários benefícios para que se tenha a própria hortinha em casa. Além de construir noções de cuidado e responsabilidade, é uma prática muito importante para a saúde. Isso porque os alimentos vão ser consumidos frescos e orgânicos, privando o nosso corpo do contato com agrotóxicos e outros fertilizantes que fazem mal à saúde, podendo causar inúmeras doenças. Acompanhe nossas dicas para ter alimentos sempre frescos em casa.

Saiba como fazer uma horta de pallets

O interessante de criar a própria horta é que você pode variar as ervas e sementes e adequar à sua alimentação, experimentando variedades de alimentos saudáveis e colocando um colorido de folhas e grãos no seu prato. Por isso, vamos te ensinar como fazer uma horta de pallets

No início, a verdade é que vai exigir um pouco de esforço físico, mas vale muito a pena cada prego martelado para que você tenha sua hortinha disponível quando quiser. A notícia boa é que esse pequeno esforço será apenas no início, depois você poderá aproveitar o prazer de regar suas mudinhas pela manhã e acompanhar o crescimento delas. 

Então, vamos lá! Separamos um tutorial muito simples e prático para que você aprenda a fazer uma horta de pallets no seu quintal. Assim, você pode usar os pallets para construir uma horta vertical ou no próprio chão de terra. 

Como utilizar o pallet

Preferencialmente, você pode usar um pallet usado para não ter nenhum custo com a estrutura principal. Mas, se preferir, alguns lugares vendem e você pode comprar um novo.  

Primeiramente, você vai precisar desmontar as peças de cima do pallet para formar os espaços em que as mudas serão plantadas. Você deve tirar 3 ou 4 ripas, puxando com o martelo. 

VISUALIZAÇÃO: as ripas são aquelas partes horizontais que ficam presas de ponta a ponta no pallet e têm aquele espaço entre elas. 

Depois, com cuidado, retire os pregos que sobrarem. Assim, atente-se para retirar todos e não ter nenhum acidente. 

Próximo passo 

Separe duas das ripas que foram retiradas para uso e guarde o restante. Agora, você vai levantar o pallet na vertical para prender as duas ripas previamente separadas. 

Utilize o prego e o martelo para pregar cada ripa no topo das ripas que ficaram, uma de cada lado. É preciso pregar na horizontal, como se estivesse fechando o topo de ponta a ponta. 

VISUALIZAÇÃO: Você vai perceber que entre os espaços vai virar como se fosse uma caixinha, que será onde vai ficar a terra para plantar a muda. Note também que os espaços do meio do pallet já estarão nessa conformação de caixa e por isso a necessidade de fechar os topos. 

E como prender o pallet? 

Para prender o pallet na parede, será preciso uma furadeira. Entretanto, é importante tomar muito cuidado e talvez até pedir ajuda a algum amigo ou familiar que tenha um manejo melhor para evitar possíveis acidentes.

Dependendo do tamanho do pallet, 3 pontos são suficientes na horizontal, dois na ponta e um no meio. Lembrando que também se deve furar os três pontos de baixo e intermediários, totalizando 9 furos. Mas você pode furar o quanto achar necessário, pois o essencial é que o pallet consiga permanecer fixo. 

Utilize buchas e parafusos para realizar essa fixação, podendo auxiliar com a própria furadeira (se tiver a função) ou com uma chave de fenda. 

Pintura 

Pintura - Reprodução Canva
Pintura – Reprodução Canva

Essa parte pode ser considerada a mais divertida, pois você pode personalizar o seu jeitinho. A recomendação é usar uma cor mais escura nas ripas logo acima do lugar onde as mudas vão ser plantadas. Isso porque você pode usar um giz branco para escrever o nome das ervas de cada caixinha. Você pode usar um pincel, mas o rolinho pequeno é muito mais prático. 

No mais, você pode personalizar o restante do pallet da maneira que achar melhor. Então, tente ter espontaneidade e criatividade. 

Por fim, corte um plástico para forrar as caixinhas e coloque a terra e as sementes. Prontinho! Sua hortinha vertical está completa! 

E se eu quiser fazer uma horta no chão? 

Aqui é muito mais simples e prático. 

Você apenas precisa colocar o pallet sobre a terra do seu quintal e cobrir os espaços com mais um pouco de terra para preenchê-los. Em seguida, é só colocar as sementes, molhar e adubar

DICA EXTRA: Não precisa preencher totalmente os vãos com terra, podendo deixar um espaço para os caules das plantas crescerem. 

MAIS UMA DICA EXTRA: Você também pode optar por retirar as ripas da parte de cima do pallet e usar as divisórias da parte de baixo. Entretanto, é interessante, nesse caso, plantar as mesmas mudas nos vãos mais próximos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.