Saiba AGORA como é o novo sistema de pagamento do PIX internacional

Conheça a forma de receber e enviar dinheiro fora do Brasil

O PIX faz parte do dia a dia dos brasileiros. No mês de novembro de 2022, o sistema de pagamento completou dois anos em operação com sucesso. A quantidade das transações efetuadas com este processo de pagamento instantâneo ficou à frente das feitas com cartão de crédito. Agora, o Banco de Compensações Internacionais está preparando uma novidade: o PIX internacional.

Quando se trata de enviar dinheiro para demais locais do mundo, fica a desejar a velocidade e os custos altos. Por isso, a central de inovação do BIS (Bank Of International Settlements) criou o Nexus, que é o PIX internacional. Então, na matéria desta terça-feira (21) do Notícias Concursos, você entenderá tudo a respeito do sistema global para pagamentos instantâneos.

O que é PIX internacional?

É uma das iniciativas do BIS que tem a intenção de conectar países com sistemas de transações rápidos. A ideia é ter uma plataforma única para transferências internacionais, onde será possível enviar o dinheiro entre os países em questão de segundos, sem burocracia.

Como funcionará?

O PIX internacional funcionará da mesma maneira que o tradicional que existe aqui no Brasil. O BIS informa que o projeto Nexus tem o objetivo de fazer com que a transação seja realizada em, no máximo, um minuto.

Para tal, o projeto tem que trabalhar em dois principais elementos:

  1. A plataforma para integração dos sistemas diferentes de pagamento – O Nexus pretende criar um conjunto com diretrizes e normas técnicas operacionais permitindo que o Banco Central de qualquer parte do mundo se conecte com seu sistema. Isso quer dizer que a plataforma funcionará como um tipo de adaptador de tomada. O Banco Central só precisa ter o adaptador para acessar o sistema do PIX internacional. Segundo os planos, os países só precisarão dos protocolos adotados uma só vez para conseguir a conexão com a rede global para pagamentos.
  2. Conversão da moeda – A conexão de países diferentes em um só sistema esbarra na tradução das mensagens e no câmbio. A intenção é que a plataforma converta e traduza em tempo real.
Saiba AGORA como é o novo sistema de pagamento do PIX internacional
Saiba AGORA como é o novo sistema de pagamento do PIX internacional – Designi

O sistema terá custo?

Uma das intenções é reduzir esse custo com as transferências internacionais. A instituição bancária estima que a taxa deve ficar menor com o Nexus, pois a ideia é aumentar a eficiência do processo.

Mas, não existe uma previsão do volume da redução. Além do mais, a plataforma não impedirá que a instituição financeira cobre taxas por processar o pagamento.

Vantagens do Pix internacional?

Uma delas é aumentar a velocidade, a transparência e o custo das transações internacionais. Ademais, conheça outras vantagens:

  • Inclusão financeira – O sistema integrado internacional, mais rápido, reduzirá custos das transferências, permitindo que mais indivíduos acessem serviços de remessa;
  • Transparência – A taxa de transferência, bem como a taxa de câmbio deve sempre ser mostrada antes de completar o pagamento;
  • Segurança e confiança – O sistema garantirá a confirmação de dados do recebedor do dinheiro. A intenção é que a pessoa tenha certeza que fez a transferência para o recebedor correto.

Quando será lançado?

Ainda não tem uma data para lançar o projeto, pois o Nexus está na fase dos testes. Em 2023, o BIS conectará os sistemas para pagamento rápido na Malásia, Cingapura e Zona do Euro, através do Banco da Itália, a fim de fazer os testes simulados.

A expectativa para o término dos testes é que seja ainda em 2023, quando o BIS ampliará a lista dos países ligados a essa plataforma. Quando estiver todo pronto, o PIX internacional conectará os sistemas instantâneos de cerca de 60 países, o que inclui o Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.