Estudantes de São Paulo promovem iniciativa contra o tráfico de animais silvestres

Jovens estudantes e empreendedores do Núcleo São Paulo propõem soluções criativas e inovadoras para combater desafios existentes na sociedade brasileira.

Segundo a Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), aproximadamente 38 milhões de espécimes são retirados da natureza brasileira todos os anos. Diante desse problema, universitários de Empresas Juniores (EJs) propõem soluções para acabar com o tráfico que desencadeia sérios riscos ao equilíbrio ecológico. Mas antes, o que são as EJs?

Empresas Juniores (EJ) são organizações sem fins lucrativos lideradas por estudantes nas mais diversas áreas. Dentro de EJs, jovens têm a oportunidade de entrar em contato com o mundo empresarial e colocar em prática o que aprendem em sala de aula. A missão do Núcleo São Paulo (NSP) é transformar esses jovens em líderes e potencializar seus resultados, sempre conscientes e comprometidos com a transformação do Brasil.

O projeto ZooHackthon Brasil é realizado por uma EJ do Núcleo São Paulo. A FEA Júnior, composta por alunos de Economia e Administração da USP, organiza esse evento internacional que ocorre anualmente em vários países. Engajados pela missão do NSP, equipes se dividem para desenvolver soluções inovadoras no combate ao tráfico de animais silvestres em uma maratona que dura 24 horas.

Mais projetos de estudantes

Além desse, muitos outros projetos já fizeram sucesso pela ajuda do Núcleo São Paulo. Somente no ano de 2020, o NSP investiu mais de quatro milhões de reais em educação empreendedora. Ao todo, mais de 1.000 projetos foram colocados em prática pelas 42 EJs participantes.

Criada em 2018, o NSP faz parte do Movimento de Empresas Juniores (MEJ), um dos maiores movimentos de empreendedorismo no Brasil e no mundo. Com atuação no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Baixada Santista e Grande São Paulo, o NSP já ajudou na formação de mais de 1.200 jovens universitários.

Amanda Jordão, atual presidente do Núcleo São Paulo, aponta a importância da rede para que esses projetos de sucesso sejam realizados: “Fazer parte da rede é poder se conectar com diferentes realidades e potencializar cada vez mais os seus resultados. O Núcleo São Paulo tem a missão de formar, a partir do inconformismo, uma rede pioneira, pragmática e responsável por alcançar todo o seu potencial.”

O Núcleo incentiva que todos esses esforços resultem em projetos de excelência e impactem positivamente seu meio. Assim, contribuem com a sociedade por meio da cultura empreendedora.

Aqui no Notícias Concursos temos um artigo que aborda esse crime – Atualidades: O que estudar sobre tráfico de animais silvestres

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.