Roupa desbotada durante a lavagem? Saiba como evitar

Hoje ensinaremos como evitar que sua roupa desbote durante a lavagem.

Se você sofre com roupa desbotada durante a lavagem, então está no lugar certo, pois hoje passaremos algumas dicas para que você saiba como evitar.

Lavar as roupas requer muito cuidado e atenção, tanto as brancas, como também as coloridas. Visto que a água, os produtos de limpeza utilizados na lavagem e a fricção que ocorre nos tecidos para tirar a sujeira, pode fazer com que a cor dos tecidos se desgrude das fibras. O que faz com que as peças fiquem desbotadas e a cor manche os tecidos de cores mais claras.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de como evitar que a pigmentação das roupas aconteça durante a lavagem para te passar, e assim, você poderá realizar a lavagem das peças bem mais rápido e sem preocupações.

Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para se surpreender com a facilidade e praticidade de nossas dicas.

Como evitar que a roupa fique desbotada durante a lavagem?

Evitar que as roupas fiquem desbotadas durante a lavagem é o desejo de todas as pessoas designadas a essa tarefa, visto que quando as peças perdem a tonalidade, ficam com aparência de roupas velhas. E a pior parte é que essa perda da cor acontece sempre nas primeiras lavagens, que é quando a tinta do tecido ainda está bem fresca.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que existem algumas formas de evitar essa perda de tonalidade e até a transferência de cor entre as peças, e nós ensinaremos como em 5 dicas simples.

Assim, você poderá realizar a lavagem de suas peças de roupa sem ter preocupações com peças desbotadas ou manchadas.

Confira:

Separe as roupas para lavar

Separar as roupas para lavar é o primeiro passo para quem não quer ter problemas, tanto com as roupas brancas e pretas, como também com as coloridas.

Realizar a lavagem das peças separadas por tonalidade evita o desbotamento e a transferência de cor entre as peças. O que faz realizar a tarefa de uma forma bem mais rápida e eficiente.

Por este motivo, vale a pena dedicar alguns minutos antes de iniciar a lavagem para separar as peças conforme a tonalidade e o nível de sujeira.

Ah, e não se esqueça de começar sempre pelas peças mais limpas e claras, assim você evita a necessidade de trocar a água todas às vezes que for mudar as categorias das peças.

Roupa desbotada -Reprodução Canva
Roupa desbotada -Reprodução Canva

Não use produtos muito abrasivos para lavar suas peças coloridas

Produtos abrasivos também contribuem muito para o desbotamento das roupas, e por isso, eles devem ser evitados.

Para tirar a sujeira das peças coloridas, é recomendado que se use apenas sabão ou detergente neutro.

Se suas peças estiverem muito sujas e encardidas, faça um molho com água morna, detergente neutro e álcool para ficarem limpas novamente, sem arriscar ficarem desbotadas.

Evite usar a máquina de lavar

A máquina de lavar contribui e muito para o desbotamento das peças, devido aos movimentos que ela faz ao realizar a lavagem das peças.

Por isso, se você quiser manter a tonalidade de suas roupas, é aconselhável realizar a lavagem delas à mão.

Mas lembre-se, não se deve esfregar muito essas peças, para não colocar a tonalidade em risco.

Não seque as peças coloridas ao sol

Os raios solares também podem deixar as peças desbotadas, e por isso, jamais seque suas roupas coloridas ao sol.

Isso vale também para as peças brancas, que podem ficar amareladas, e as pretas, que ficam esbranquiçadas com os raios solares.

Faça um fixador caseiro para as peças coloridas

A quinta e última dica que temos para você é elaborar um fixador de cor caseiro para suas peças coloridas. Assim, a tinta gruda melhor nas fibras dos tecidos, fazendo com que não fiquem desbotados com facilidade.

Para isso, faça uma solução de água, sal de cozinha e vinagre branco. Mergulhe as peças coloridas uma a uma nessa solução e deixe agir por 10 minutos. Então é só enxaguar bem e finalizar a lavagem como de costume.

Agora que você já sabe como evitar o desbotamento das roupas, é só seguir nossas dicas para não ter mais este problema em sua casa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.