Rival do Twitter, Threads alcança marca de 10 milhões de usuários

Menos de 7 horas depois do lançamento oficial, Threads alcança a marca de 10 milhões de usuários na rede social.

O Twitter parece ter ganhado uma grande dor de cabeça na noite desta quarta-feira (5). A dor de cabeça responde pelo nome de Threads. Trata-se de uma nova rede social desenvolvida pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg . Em menos de 7 horas depois do seu lançamento, a plataforma já está sendo usada por mais de 10 milhões de pessoas.

A rivalidade entre o Twitter e o Threads já começou. Em declaração, Zuckerberg chegou a citar o rival. “Acho que deveria haver um aplicativo de conversas públicas com 1 bilhão de pessoas nele. O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio. Espero que nós consigamos”, escreveu ele ao responder um usuário.

LEIA TAMBÉM: Threads(integrado ao Instagram) já supera marca de 25 MILHÕES de inscritos!

Elon Musk, que comprou o Twitter no final do ano passado, também não deixou de fazer comentários sobre a situação. “É infinitamente preferível ser atacado por estranhos no Twitter, do que se entregar à falsa felicidade de esconder a dor no Instagram”, disse o bilionário. Ele também curtiu uma postagem que dizia que o Threads era uma cópia barata de sua rede social.

O lançamento do Threads

Inicialmente, o plano da Meta era lançar o Threads apenas na manhã desta quinta-feira (6). Contudo, os desenvolvedores decidiram se adiantar e inaugurar a nova rede social já na noite desta quarta-feira (5), por volta das 20h. O aplicativo já está disponível em mais de 100 países e pode ser baixado no iOS e também no Android.

De uma maneira geral, o Threads tem várias semelhanças com o Twitter. Os dois aplicativos permitem o compartilhamento de conversas individuais. A nova rede social permite postagens de até 500 caracteres, e o usuário pode inserir links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Também há possibilidade de curtir, comentar e compartilhar comentários.

Há uma conexão entre o Threads e o Instagram, de modo que o indivíduo pode simplesmente enviar convites de solicitação de amizade para os seus seguidores na rede social das fotos. Na plataforma, o cidadão pode decidir quem são as pessoas que podem responder os seus posts. Bloqueados no Instagram também estão bloqueados na nova rede social.

Uma das grandes diferenças entre o Threads e o Twitter é que a primeira não conta com o recurso de trending topics. Trata-se de uma área do microblog que permite que os usuários visualizem quais são os assuntos mais comentados do momento.  Por ora, não há nenhum recurso semelhante no Threads.

Problemas no Twitter

Coincidência ou não, o Threads está sendo lançado apenas alguns dias depois da explosão de uma grande polêmica envolvendo o Twitter. Recentemente, Elon Musk anunciou que os usuários da sua rede social teriam uma espécie de limitação de visualizações.

De acordo com ele, a partir de agora cada usuário terá uma espécie de limite de uso diário. Para os verificados, a ideia é permitir a leitura de até 10 mil tweets por dia, por exemplo.

Já para os não assinantes, a situação é ainda mais restrita. Este grupo representa a maioria dos usuários da rede social. São aqueles que não pagam nada para usar o sistema. Para eles, a ideia é liberar apenas mil postagens por dia. Depois de atingir o limite, estas pessoas não poderão mais seguir vendo as novidades da rede social.

Rival do Twitter, Threads alcança marca de 10 milhões de usuários
Twitter passou por limitação recentemente. Imagem: Reprodução.

No Twitter, as mudanças não foram bem recebidas pela grande maioria dos usuários. Afinal de contas, a alteração vai limitar o processo de leitura mesmo para os internautas que pagam valores para fazer parte do sistema. Musk afirma que foi preciso tomar esta providência para tentar evitar problemas maiores.

Ele argumenta que precisa restringir a quantidade de postagens lidas para lidar com os níveis extremos de raspagem de dados, para não sobrecarregar o sistema de rede. Neste sentido, ele afirma que a limitação é temporária, mesmo não indicando qual vai ser o tamanho do prazo para a manutenção deste processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.