O Twitter vai acabar? Entenda as mudanças e por que elas não agradaram

Sistema do Twitter começou a limitar a quantidade de visualizações que uma mesma pessoa pode ter dentro da rede social. Entenda a mudança.

No último sábado (1), o bilionário Elon Musk, que comprou o Twitter, anunciou novas mudanças no sistema da rede social. De acordo com ele, a partir de agora cada usuário terá uma espécie de limite de uso diário. Para os verificados, a ideia é permitir a leitura de até seis mil tweets por dia, por exemplo. 

Já para os não assinantes, a situação é ainda mais restrita. Este grupo representa a maioria dos usuários da rede social. São aqueles que não pagam nada para usar o sistema. Para eles, a ideia é liberar apenas 600 postagens por dia. Depois de atingir o limite, estas pessoas não poderão mais seguir vendo as novidades da rede social. 

Por que Musk tomou esta decisão?

No Twitter, as mudanças não foram bem recebidas pela grande maioria dos usuários. Afinal de contas, a alteração vai limitar o processo de leitura mesmo para os internautas que pagam valores para fazer parte do sistema. Musk afirma que foi preciso tomar esta providência para tentar evitar problemas maiores. 

Ele argumenta que precisa restringir a quantidade de postagens lidas para lidar com os níveis extremos de raspagem de dados, para não sobrecarregar o sistema de rede. Neste sentido, ele afirma que a limitação é temporária, mesmo não indicando qual vai ser o tamanho do prazo para a manutenção deste processo. 

Segundo relatos de usuários, com a nova limitação, é comum que apareça uma mensagem de “taxa de limite excedida” e não consegue mais ver novos tweets. A repercussão negativa foi tamanha, que Musk teve que se pronunciar mais uma vez para dar novas explicações, e aumentar os limites diários de visualizações. 

Musk confirmou que os usuários não verificados poderão ler até 1.000 posts por dia na plataforma, isto é, 400 a mais do que o limite divulgado neste sábado, 1º. Já os internautas verificados poderão ler 10 mil tweets por dia, ou seja, 4 mil a mais do que anunciado anteriormente.

As mudanças, no entanto, não diminuíram a pressão sobre o bilionário. Os usuários ainda estão pedindo a liberação completa para o número de visualizações. 

O Twitter vai acabar? Entenda as mudanças e por que elas não agradaram
Elon Musk ainda vem sofrendo pressão de usuários. Imagem: Reprodução/ YouTube.

Mudanças no Twitter

É importante lembrar que esta não foi a primeira mudança aplicada por Elon Musk no Twitter. Entre as limitações, podemos destacar os seguintes pontos:

  • Só é possível fazer até 2,4 mil tweets por dia;
  • Só é possível enviar até 500 DMs por dia;
  • só é possível seguir até 400 contas por dia;
  • Só são permitidas quatro alterações de e-mail por hora.

Além da questão das limitações, Elon Musk também aplicou outras mudanças no sistema do Twitter desde que assumiu o comando da rede social em outubro do ano passado. Veja abaixo um resumo:

  • Selo azul

Logo depois de assumir o comando da rede social, Musk anunciou que os usuários teriam que pagar para ter um selo azul de conta verificada. Antes, este tipo de indicação era concedido para pessoas consideradas relevantes do mundo político ou cultural, por exemplo. Agora, é preciso pagar R$ 42 mensais para a versão web e R$ 60 mensais para iPhone ou Android. 

  • Selo amarelo e cinza

A decisão criar os selos amarelo e cinza veio depois. Com a ideia de fazer com que qualquer pessoa compre o selo azul, o Twitter percebeu que usuários não relevantes estavam enganando pessoas com informações falsas. Deste modo, ficou definido que grandes empresas teriam o selo amarelo, e gestores executivos teriam o selo cinza. 

  • Mudanças no feed

Musk também decidiu alterar a maneira como as pessoas utilizam o Twitter, criando dois feeds diferentes. Um deles é o “Para Você”, que permite a sugestão de posts aleatórios para o usuário. O outro feed é o “Seguindo”, que mostra as postagens de contas que são seguidas pelo internauta nesta rede social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.