Revolução de Avis: o surgimento de uma nova dinastia em Portugal

A Revolução de Avis: um resumo para as suas provas!

A Revolução de Avis resultou em consequências muito importantes para Portugal e que afetariam diversas decisões da Península Ibérica. Porém, sendo o país a Metrópole do Brasil, esse assunto é estudado dentro da história brasileira.

Assim, os principais vestibulares do país podem pedir algum aspecto dessa Revolução em suas questões. Dessa forma, é fundamental que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho em qualquer prova de História que desejar fazer.

A Revolução de Avis: Introdução

A Revolução de Avis foi um conflito protagonizado pela Dinastia de Avis em Portugal. Os embates políticos se iniciaram no ano de 1383 e conheceram seu fim no ano de 1385.

A Revolução envolveu duas partes que conflitavam entre si: o Reino de Portugal e o Reino de Castela.

A Revolução de Avis: Contexto Histórico

Durante a Guerra de Reconquista, o rei de León, um dos reinos espanhóis, Afonso VI, pede ajuda para os nobres franceses na luta contra os islâmicos. Um desses nobres será Henrique de Borgonha. Porém, para que Henrique participasse dos conflitos, Afonso lhe havia prometido uma recompensa. Assim, ao final da guerra, Henrique de Borgonha recebe o território do Condado Portucale (futuro Portugal). Dessa forma,  a dinastia Borgonha é fundada e irá governar o Condado a partir de então.

Porém, o filho de Henrique e Teresa, em ocasião da morte de seu pai, irá proclamar a independência do Condado Portucale em relação ao reino de León, no ano de 1139. Dessa forma, o referido ano é considerado o ano da formação do Estado Nacional Português. Assim, a dinastia Borgonha irá governar Portugal até o século 14, quando acontece a Revolução de Avis.

Revolução de Avis: Antecedentes Históricos

No ano de 1383, Beatriz de Borgonha estava casada com um nobre de Castela. Porém, D. Juan, seu marido, irá reivindicar o trono de Portugal para si mesmo, o que gerará conflitos com burgueses que se beneficiavam da situação independente.

A partir desse momento, então, surgem dois grupos. O primeiro deles é a nobreza, que apoiava a união com Castela. O segundo, por sua vez, é o grupo da burguesia, que era contra a união.

Para manifestar a sua indignação, o segundo grupo irá apoiar o meio-irmão do pai de Beatriz: João, conhecido como “Mestre de Avis”. Essa atitude da burguesia irá incomodar D. Juan e sua esposa, iniciando um confronto: a batalha de Aljubarrota.

Revolução de Avis: Batalha de Aljubarrota

Na batalha, as tropas de D. João I, o Mestre de Avis, apoiada pelos ingleses e pela burguesia lutava contra as tropas de D. Juan I, rei de Castela, apoiadas pelos franceses.

A batalha possui consequências muito importantes: os portugueses vencem e, com isso, D. João I é reconhecido como rei de Portugal e Algarves. Assim, uma nova dinastia, a dinastia de Avis, se estabelece no trono português, consolidando a independência do reino de Portugal em relação àquele de Castela.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.