As pensões pagas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) geralmente são o único sustento de milhares de brasileiros que já contribuíram muito para que o país desenvolvesse. Eles dedicaram suas vidas para o trabalho duro e muito mais. Ainda tem aqueles que estão acometidos por alguma doença que os impossibilita de trabalhar. Mas, as pessoas que recebem algum tipo de valor do órgão, sempre se perguntam sobre a revisão do INSS, já que pouco se fala concretamente a respeito.
De fato, a aposentadoria é um sonho para muitos, considerada um período em que parte dos cidadãos fazem uma pausa após trabalhar um grande período. Porém, também é um período de cautela. Os aposentados geralmente têm receio de não ter o mínimo necessário para permanecer se sustentando. Por isso é preciso entender melhor sobre a revisão do INSS com a matéria que o Notícias Concursos preparou para este sábado (02).
Como solicitar uma revisão do INSS?
Para efetivar a solicitação da revisão de um valor do INSS, é preciso passar por um tipo de processo prático, bem como muito simples. Dessa forma, basta ligar para a Central do Atendimento 135 e selecionar a opção “revisão da aposentadoria ou benefício”.
Feito o pedido, uma data será indicada para que o segurado se dirija a uma das instituições do Instituto Nacional do Seguro Social. Assim, ele deve estar munido dos documentos necessários a fim de fazer a abertura do pedido. Contudo, será possível também solicitar uma revisão através do “MEU INSS”.
Quais os documentos são necessários para solicitar a revisão?
Para poder efetivar o pedido, você ter os seguintes documentos em mãos:
- RG e CPF. Caso não possua CPF inserido no RG, será necessário o cartão CPF ou CNH;
- Comprovante residencial, mas deve estar em dia para não ter fraudes;
- Relatórios técnicos, principalmente PPRA e LTCAT da empresa. Deve-se anexá-los ao documento;
- Formulários de Previdência Social SB-40, DSS-8030, PPP, caso haja períodos insalubres sem levar em consideração o aumento sinérgico do tempo da contribuição;
- Documentos rurais, tais como certidões de nascimento, compra/venda de imóvel rural.
Quem tem direito à revisão?
- Quem recebe subsídio de invalidez;
- Pensão rural, BPC (reserva continuada)/Loas;
- Quem tem benefício por morte;
- Quem recebe pagamento da licença-maternidade.
Se você se enquadra nas categorias que podem solicitar a revisão do INSS, reúna os documentos e entre em contato para agendar seu horário. Assim, não perderá nenhum valor que por ventura for devido.