Revisão do FGTS: Tudo que você precisa saber!

Revisão do FGTS: Tudo que você precisa saber!

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais direitos garantidos aos trabalhadores com carteira assinada e tem rendimentos pouco atrativos. Todavia a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) de número 5090, iniciada pelo partido Solidariedade no ano de 2014, questiona a adoção da Taxa Referencial (TR), como índice de correção.

Essa ação no Supremo Tribunal Federal (STF) tem levado muitos trabalhadores a resgatarem a carteira de trabalho e fazer contas para descobrir se vale a pena pedir a revisão do FGTS. O julgamento da ADI 5090 estava marcado para 13 de maio de 2021, mas foi excluído da pauta pelo presidente do STF, Luiz Fux, e continua sem uma data definida.

O que é o FGTS e quando ele rende?

O FGTS nada mais é do que uma espécie de poupança forçada, aplicada pelos próprios empregadores em contas na Caixa Econômica Federal. Esse é um dos principais direitos assegurados aos trabalhadores formais e o recurso mais utilizado pelos brasileiros que desejam realizar o sonho da casa própria.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, este valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Tendo em vista que as contribuições são obrigatórias e o valor não pode ser descontado do funcionário.

Todavia, a maioria dos trabalhadores só lida com o seu extrato em momentos específicos, como casos de demissão, doença grave, financiamento imobiliário ou campanhas realizadas pelo governo federal. O FGTS foi criado em 1966,  pela Lei nº 5.107, porém o recurso só passou a valer em 1 de janeiro de 1967, com o intuito de proporcionar estabilidade financeira aos trabalhadores registrados no regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Os recursos depositados na conta do FGTS rendem 3% ao ano mais a atualização mensal da TR (Taxa Referencial). O repasse é distribuído de forma proporcional ao saldo das contas vinculadas no último dia do ano. Assim, quanto maior o saldo, maior o lucro recebido.

O Conselho Curador do FGTS já aprovou em agosto deste ano o repasse de R$ 8,12 bilhões. Este valor representa 96% do resultado positivo registrado em 2020. Com isso, a distribuição de resultados, a rentabilidade do FGTS em 2020 alcançou 4,92%.

O que é a ADI 5090?

Por lei, os recursos depositados pelos empregadores no FGTS são remunerados com juros de 3% ao ano, mais a variação do indicador, neste caso é o mesmo que corrige a caderneta de poupança.

Até o ano de 199, a TR costumava acompanhar a variação dos índices de inflação. Todavia, por conta de alterações na metodologia de cálculo, o comportamento do indicador se desprendeu de outros indicadores, como o IPCA e o INPC. Desde 2017, está em zero tendo em vista isso, o FGTS passou a ser corrigido por um índice que não reflete o aumento geral dos preços.

De acordo com Diego Cherulli, Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o Supremo já refutou a matéria e disse que as pessoas não teriam direito. Assim, a chance do STF seguir o mesmo posicionamento fundado no equilíbrio econômico-financeiro da União é muito grande, podendo apresentar grandes mudanças no FGTS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?