REVELAÇÃO sobre combustível cai como um presente para quem quer ECONOMIZAR

Poucas pessoas sabem, mas tem maneiras de pagar menos com gasolina ou álcool

Será possível encher o tanque e garantir economia? Existe alguma maneira de encontrar um momento vantajoso para colocar combustível? Vamos desvendar esse enigma. A temperatura na densidade dos combustíveis pode influenciar efetivamente provocando flutuações significativas no valor do produto?

O custo da gasolina no território brasileiro não tem apresentado indícios recentes de redução. Conforme a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a média do preço do combustível no país continua superior a R$ 5,85. Consequentemente, os motoristas estão constantemente em busca de estratégias para poupar ao abastecer seus veículos.

Dicas para economizar combustível

Sistema de refrigeração x janela aberta

No esforço para conservar combustível, a escolha entre janelas abertas e ar-condicionado desempenha um papel fundamental. O desafio reside na força oposta do ar. A turbulência originada pelas janelas abertas amplifica essa oposição, resultando em um incremento no gasto de combustível.

Em velocidades mais baixas, tanto o ar-condicionado quanto as janelas abertas afetam substancialmente o consumo. Nas estradas, manter as janelas fechadas é a solução primordial para superar a resistência do ar.

Manutenção deve estar em dia

Negligenciar a manutenção adequada pode prejudicar a eficiência do combustível. Filtros de ar e de combustível sujos limitam o fluxo essencial, forçando o motor a trabalhar mais. Além disso, velas de ignição desgastadas resultam em uma queima incompleta, o que aumenta o consumo.

Mantenha a pressão correta dos pneus

Curiosamente, os pneus desempenham um papel significativo na economia de combustível. Pneus com pressão insuficiente elevam a resistência ao rolamento, exigindo que o motor faça um esforço adicional para movimentar o veículo. Isso ocorre porque pneus desgastados de maneira irregular desequilibram o veículo e aumentam o consumo.

Adote uma condução suave

Seu estilo de direção também afeta diretamente o consumo de combustível. Acelerações abruptas e mudanças de marcha inadequadas aumentam o consumo. Portanto, opte por acelerar gradualmente e trocar de marcha no momento adequado para otimizar a eficiência. Além de economizar, uma direção suave prolonga a vida útil do veículo.

Reduza o peso do automóvel para economizar combustível

Peso adicional resulta em maior esforço exigido pelo motor. Um veículo mais pesado demanda mais energia para se deslocar, o que eleva a resistência ao rolamento e a demanda por potência. Assim, contribui para um aumento no consumo de combustível. Portanto, considere eliminar o excesso de peso.

REVELAÇÃO sobre combustível cai como um presente para quem quer ECONOMIZAR
Poucas pessoas sabem, mas tem maneiras de pagar menos com gasolina ou álcool – Imagem: Canva

Abastecer em certos horários ajuda a economizar combustível?

Muitos sustentam a existência de um momento estratégico para o abastecimento. Esse é um instante no qual o preço e a quantidade de combustível se harmonizam de maneira ideal para o cliente. Mas, será essa afirmação verdadeira?

Conforme relatos, motoristas de caminhão que percorrem extensas distâncias pelo território brasileiro geralmente realizam o abastecimento de seus veículos entre as 6h e as 10h da manhã. Essas informações são disponibilizadas pela empresa ValeCard, especializada na administração de frotas. Dessa forma, especialistas em combustíveis explicam que a densidade dos líquidos sofre variações de acordo com a temperatura.

À medida que a temperatura aumenta, a densidade diminui. Isso porque o volume é determinado pela divisão da massa do produto pela densidade. Então, quanto menor for o valor da densidade, maior será o volume do combustível.

Informação vale para a idade?

Ainda que a explicação seja sólida do ponto de vista da física, ela não é relevante para os postos de combustível convencionais, nos quais os motoristas abastecem de forma regular. Isso ocorre devido à presença de tanques subterrâneos nesses postos, que permanecem imunes às flutuações de temperatura.

Ainda de acordo com os especialistas no assunto, as variações de densidade nesses cenários são mínimas e, portanto, não impactam substancialmente o custo final para o cliente. Assim, a noção de um horário ideal para o abastecimento e a economia financeira associada a ele não são aplicáveis. A estratégia mais eficaz é manter-se atento às promoções vigentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.