Revalida 2023/1: último dia de inscrição para a 2ª etapa

O período de inscrição para a 2ª etapa do Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1 chega ao fim nesta sexta-feira, dia 19 de maio. A taxa de inscrição é no valor de R$ 4.106,09

Os interessados devem se inscrever de forma virtual. Desse modo, é necessário realizar o preenchimento de formulário eletrônico disponível no sistema Revalida. Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 23 de maio.

Conforme estabelecido no edital, somente os candidatos aprovados na 1ª etapa poderão participar da 2ª etapa do Revalida.

Nesse sentido, além dos aprovados na 1ª etapa da edição 2023/1, poderão se inscrever nesta 2ª etapa do exame os participantes que foram aprovados nas primeiras etapas das edições 2022/1 e 2022/2 e que foram reprovados na fase seguinte destas seletivas. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a nota de corte para os candidatos serem aprovados nesta segunda etapa é de 60,722 de 100 pontos.

2ª etapa do Revalida

Conforme o cronograma do Revalida 2023/1, o Inep aplicará as provas da 2ª fase nos dias 24 e 25 de junho de 2023. Essa etapa consiste na fase prática do exame, contando com uma prova de Habilidades Clínicas.

A escolha do local de prova deve ser feito no momento de inscrição. De acordo com o Inep, os locais de prova da 2ª etapa serão em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Há um número limitado de vagas por cada município.

A estrutura da prova de habilidades clínicas contará com um conjunto de dez estações dentro de cinco áreas da Medicina:

  • Clínica médica;

  • Cirurgia geral;

  • Pediatria;

  • Ginecologia e obstetrícia;

  • Medicina da família e comunidade.

Nesse sentido, a prova apresentará situações-problema e estudos de casos que exigem a investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e o aconselhamento a pacientes ou familiares nessas cinco áreas.

São referências para as provas os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina.

Resultados

Ainda de acordo com o edital, a publicação do gabarito preliminar está marcada para o dia 28 de junho. O documento indica ainda que caberá a interposição de recurso.

O resultado preliminar da 2ª etapa deve sair no dia 24 de agosto, enquanto a publicação do resultado final do Revalida 2023/1 está prevista para o dia 29 de setembro de 2023.

Os aprovados poderão continuar o processo de revalidação do diploma junto de uma universidade parceira.

Cronograma da 2ª etapa

  • Período de inscrição: de 15 a 19 de maio;
  • Aplicação das provas: 24 e 25 de junho;
  • Divulgação do gabarito: 28 de junho;
  • Resultado final: 29 de setembro.

Sobre o Revalida

Revalida é um exame de caráter obrigatório para brasileiros ou estrangeiros que cursaram Medicina em instituições de ensino superior estrangeiras.

Nesse sentido, as pessoas que fizeram o curso Medicina e obtiveram diploma fora do Brasil só podem exercer a profissão no país após obter aprovação nas duas etapas do exame e revalidar o diploma junto a uma universidade brasileira.

A 1ª etapa do Revalida 2023/1 aconteceu no dia 5 de março de 2023, com locais de prova em oito capitais brasileiras. O exame da 1ª etapa contou com uma prova objetiva com 100 questões (P1) e uma prova discursiva com 5 questões (P2). 

O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Acesse o edital da 2ª etapa na íntegra para mais informações.

Leia também Fuvest abre período para pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.