Retenção de Talentos – Parte 2
Saiba os motivos para reter seus talentos e uma sugestão que pode funcionar para retenção e motivação de seus colaboradores.
Retenção de Talentos, há motivos para isso!
Nesta segunda e última parte dessa série de 2 artigos sobre retenção de talentos, lhe daremos sugestões de como retê-los, e ainda, o motivo pelo qual não deveria deixá-los ir.
Retenção de Talentos através de Cargos e Salários
Uma das formas de reter as pessoas, antes que elas comuniquem a saída, sendo um fator motivacional coletivo, é elaborando um programa de Cargos e Salários.
Dentro desse planejamento poderá verificar qual forma de programa de cargos e salários é mais viável para a sua empresa, mesmo se ela for pequena.
E se eu não agir para reter talentos?
Há muitas pessoas disponíveis no mercado, e em contrapartida, há muitas vagas em aberto nas empresas. O que ocorre é que a concorrência existe pelos melhores profissionais, assim como existe no seu ramo de atuação.
Quando a pessoa é talentosa em sua área, e possui as qualidades técnicas, muitas vezes ela se torna um diferencial competitivo de sua área, sendo assim, essas pessoas raramente encontram-se disponíveis.
Salvo situações pessoais ou mudança de área de atuação. Ainda há casos de profissionais muito talentosos, porém sem os certificados exigidos pela sua área de atuação.
Reter seus talentos é uma forma de prevenção
Dado esse cenário, atuar na retenção de talentos de sua empresa é uma forma de planejamento e prevenção.
Reter seus melhores profissionais, quando a sua empresa ainda é pequena, é uma forma de criar um ambiente agradável, ter uma pessoa que conhece todas as necessidades de seu cliente final, ainda que ele não tenha acesso a esse cliente.
Tudo o que é produzido, elaborado, direcionado vai passar pela avaliação, direta ou indiretamente, de seu cliente final.
Lembre-se que sua equipe é feita de clientes internos, e ter uma visão estratégica pode ajudar em seus processos e resultados.
Atuar com retenção de talentos é um dos caminhos para seu sucesso!