Resumo Profissional: saiba a importância deste campo no seu currículo

Esse campo tão importante do currículo aumenta as suas chances de conquistar um emprego

Você sabe a importância do campo Resumo Profissional em seu currículo? Colocar de forma correta as suas qualificações é um diferencial para a conquista de sua vaga.

Esse campo tão importante do currículo aumenta as suas chances de conquistar um emprego. Neste artigo, com informações da recrutadora e se especializou em Marketing , Thayane Fernandes, você vai mais sobre este campo resumo profissional do currículo, para que seja feito de forma correta e atrativa. Confira.

A importância do Resumo Profissional

O bloco “objetivo profissional” dá uma primeira dica para o avaliador se seu currículo tem o perfil buscado, mas é o campo “Resumo Profissional/Qualificações” que realmente mostra um breve relato das suas experiências.

Seu resumo profissional deve ser:
Condensado
Destaque suas principais experiências, formação, conhecimento em softwares e em outros idiomas.

Focado
Tenha em mente que esse campo deve trazer evidências que reforcem seu objetivo profissional.

Otimizado
1 em cada 2 currículos lidos pelos recrutadores têm um resumo profissional entre 101 e 500 caracteres (foque nas palavras-chave dos anúncios da sua área).

Exemplos de resumo profissional

Veja alguns exemplos na prática:

Cargo do anúncio de emprego: Jovem Aprendiz

Incorreto:

Não tenho experiência na carteira de trabalho, mas quero muito trabalhar e conquistar meu primeiro emprego. Sou uma pessoa determinada e comprometida, prometo me dedicar 100% todos os dias, eu só preciso de uma oportunidade!

Correto:

Apesar de nunca ter trabalhado profissionalmente, há 2 anos faço parte de uma ONG e ajudo na organização da festa junina e natal. Sou responsável pela venda das rifas e consigo gerar cerca de R$ 1.000 de lucro por evento.

Estou cursando o último ano do Ensino Médio no período matutino e tenho conhecimento nível intermediário do pacote office (Excel, PowerPoint e Word).

Tenho muito interesse na área comercial e em jul/2018 fiz um curso de especialização no SENAC (A Arte de Encantar o Cliente, 8 horas).

Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo

Incorreto:

Sou uma pessoa muito proativa, sempre disposta a ajudar. Se eu não sei fazer algo, busco estudar e aprender. Sou batalhadora e só preciso de uma oportunidade para mostrar meu potencial. Me liga, preciso muito trabalhar!

Correto:

Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.

Curso a noite o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018) e possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word).

Em maio/2018 fiz um curso de Apresentação do Sistema Tributário pela FGV (5 horas-online).

Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno

Incorreto:

Tenho muito conhecimento em minha área de atuação. Minha experiência me garante um alto nível de performance e responsabilidade em minhas entregas. Sou um ótimo profissional e meu chefe me adora, pergunte para ele rsrs

Correto:

Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal).

Sou Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). Possuo inglês nível intermediário (cursando) e conhecimento avançado com softwares de ERP (TOTVS e SAP) e Excel.

Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos

Incorreto:

Eu amo pessoas e sei que posso ajudá-las a crescer muito profissionalmente (e também pessoalmente!). Desde o começo de minha carreira eu sabia que essa seria minha profissão, mas hoje sou uma profissional em busca de recolocação no mercado de trabalho. Tenho certeza que minha experiência irá agregar muito para a sua companhia!

Correto:

Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo.

Sou Psicóloga formada pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018). Tenho conhecimento avançado em PowerPoint e Excel, falo inglês fluente (TOEFL) e fiz um intercâmbio para o Canadá em 2011.

Dica extra

Leia a descrição de alguns anúncios em sua área e coloque as principais habilidades exigidas em seu currículo.

Fonte: Vagas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.