Resumo para ENEM e vestibulares: o Pacto de Varsóvia

Confira!

Pacto de Varsóvia: um resumo completo para as suas provas

O termo “Pacto de Varsóvia” é usado para definir um acordo militar que foi criado no ano de 1955, durante a Guerra Fria.

O assunto é cobrado com muita frequência por questões de geografia e de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Pacto de Varsóvia. Vamos conferir!

O que foi o Pacto de Varsóvia?

O Pacto de Varsóvia, também conhecido como Tratado da Amizade, Cooperação e Assistência Mútua, foi uma aliança militar criada no ano de 1955 pela União Soviética e os países socialistas.

O mundo na época do Pacto de Varsóvia: a Guerra Fria

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, duas potências mundiais se consolidaram: os Estados Unidos e a União Soviética. O mundo pós-guerra foi, assim, dividido em duas partes: o bloco socialista, liderado pelos soviéticos, e o bloco capitalista, liderado pelos americanos.

A disputa entre os blocos socialistas e capitalistas ficou conhecida como Guerra Fria, que começou em 1947. Com o mundo dividido em dois blocos, acordos foram feitos. Dessa maneira, quando os países capitalistas criaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), os soviéticos decidiram que também criaram uma aliança.

Por meio do Pacto de Varsóvia, os soviéticos impuseram força militar nos países socialistas da Europa Oriental, reprimindo manifestações contrárias aos comandos da União Soviética.

Os seguintes países eram membros do Pacto de Varsóvia: Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia, Tchecoslováquia e União Soviética. Ainda, China, Coreia do Norte, Egito e Índia também fazia parte como países observadores.

Além disso, dentre os principais objetivos do Pacto de Varsóvia, podemos destacar:

  • Estabelecimento da cooperação mútua entre os países membros do bloco.
  • Realização de contra-ataques em caso de ataques iniciados pela OTAN.
  • Organização militar do bloco socialista na Europa Oriental.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.