Resumo de história: quem foram os ciganos?

Um resumo completo para as suas provas

Os ciganos: esse tema pode ser cobrado no ENEM ou nos vestibulares

Os ciganos formam um grupo de tradições milenares, mas que sofreu diversas perseguições ao longo da história.

O assunto pode ser abordado por questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre os ciganos. Confira!

Quem são os ciganos?

O termo “ciganos” é usado para definir um grupos de pessoas que vive de forma nômade, não possuindo um residência ou um país fixo.

Esses grupos são devidos em diversas etnias muito diferentes entre si. Igualmente, é importante ressaltar que os ciganos foram e são marginalizados devido ao seu estilo de vida que é incompatível com aquele da sociedade moderna e industrializada europeia.

Origem dos ciganos

Os ciganos possuem origem na Índia, mais especificamente na região do Punjab. A partir desse ponto, os grupos teriam iniciado a sua imigração, no século IX.

Nos dias de hoje, ciganos vivem em praticamente todos os continentes, mas especialmente na Europa e no Oriente Médio.

Cultura dos ciganos

A língua dos ciganos não é uma língua escrita. Dessa maneira, tudo o que sabemos sobre esse povo foi escrito por pessoas que não pertecem a ele.

A cultura cigana é extremamente rica, com diversas tradições e lendas. Eles se vestem com roupas coloridas e possuem uma ampla tradição musical.  Além disso, existe um forte sentimento de união entre os membros dos grupos. Dentro das famílias, os homens se comportam como os líderes, mas as mulheres recebem muito respeito e contribuem com as suas famílias trabalhando e cuidando da casa.

Discriminação sofrida pelos ciganos

Como mencionado anteriormente, os ciganos foram vítimas de diversos tipos de discriminação ao longo da história. O auge do preconceito contra o grupo aconteceu no Holocausto durante o Nazismo. Os ciganos eram usados em cirurgias experimentais ou enviados para a câmara de gás. Segundo historiadores, cerca de 200.000 ciganos perderam as suas vidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.