Resumo de história: o fim da União Soviética

Um resumo completo sobre o acontecimento

O fim da União Soviética: entenda esse assunto de uma vez por todas

O fim da União Soviética aconteceu por meio da dissolução do grande Estado formado por diversos países da Iugoslávia e Rússia.

O assunto é extremamente cobrado por questões de história dentro das principais provas do país, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o fim da União Soviética para que você possa alcançar um bom desempenho nas suas provas.

O Fim da União Soviética: definição

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, também conhecida como União Soviética  ou por meio da abreviação URSS, sofreu uma dissolução em 1991. O acontecimento é de extrema importância pois ele também ocasionou o fim da Guerra Fria, ou seja, o conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética.

O Fim da União Soviética: contexto

No início dos anos 90, a URSS não tinha mais condições de acompanhar os avanços das tecnologias do mundo capitalista, produzidas principalmente pelos Estados Unidos. Ainda, a economia soviética sofreu graves crises.

O Fim da União Soviética: causas

O primeiro fator que provou o fim da URSS foi o econômico, uma vez que o modelo soviético já não conseguia mais dar para a sua população um nível de vida adequado. Além disso, com a diminuição da produção, as pessoas eram obrigadas a enfrentar uma escassez de bens essenciais nos mercados.

Igualmente, é importante lembrar que a União Soviética não era composta somente pela Rússia: ela era uma união de diversos países. Essas nações, como Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia , passaram a se manifestar pelo fim da dominação soviética. Assim, nos anos 80, vários movimentos separatistas foram criados.

O Fim da União Soviética: consequências

A dissolução da URSS trouxe uma série de consequências para todo o mundo, como o fim da Guerra Fria e o consequente predomínio dos Estados Unidos no cenário mundial.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.