Resumo de Atualidades: o Atentado de 11 de setembro de 2001

Um resumo para as suas provas

Atentado de 11 de setembro de 2001: resumo completo para as suas provas

O evento conhecido como “atentado de 11 de setembro de 2001” impactou todo o mundo.

O assunto é cobrado com frequência em questões de atualidades dentro de provas como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você possa estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o atentado de 11 de setembro de 2001. Confira!

Atentado de 11 de setembro de 2001: definição 

O atentado de 11 de setembro de 2001 foi o maior atentado terrorista da história dos Estados Unidos. O evento foi marcado por ataques do o grupo Al-Qaeda que provocou mais de 2.996 mortes.

Atentado de 11 de setembro de 2001: o ataque

Em 11 de setembro de 2001, aviões com passageiros foram sequestrados por terroristas da Al-Qaeda em vários pontos dos Estados Unidos e partiram diferentes alvos dentro do país: as Torres Gêmeas, em Nova Iorque, o Pentágono e o Capitólio, ambos em Washington. Contudo, esse último não chegou a ser atingido.

Atentado de 11 de setembro de 2001: causas

Na década de 70, os Estados Unidos iniciaram a elaboração de planos para manter a influência na região. O principal interesse do país era garantir o abastecimento de petróleo, fonte de riqueza que poderia ser encontrada nos países do Oriente Médio.

Dessa forma, os Estados Unidos organizaram campanhas militares em países do Oriente Médio, principalmente no Afeganistão. Contudo, os extremistas religiosos desaprovaram a intromissão dos americanos em assuntos internos. Dessa maneira, diversas guerrilhas formaram aliança com a Al-Qaeda para que se vingar dos americanos.

Atentado de 11 de setembro de 2001: consequências

Depois do evento, medidas de segurança foram reforçadas nos aeroportos de todo o mundo. Podemos citar, por exemplo, isolamento total dos pilotos em suas cabines.

Ainda, nos Estados Unidos criada a Lei Patriótica, que tinha o objetivo de consolidar medidas de segurança que pudessem prevenir outros ataques. Dentre elas, podemos citar:

  • Tornar suspeito depósitos e transferências de dinheiro para destinatários sem identificação
  • Permissão para uso de escuta telefônica ou para interceptação de mensagens sem a necessidade de autorização da Justiça
  • O confisco de bens materiais a pessoas físicas e jurídicas que apoiem ou pratiquem atos terroristas.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.