História do Brasil: a Coluna Prestes

Um resumo completo

Coluna Prestes: um resumo sobre o evento

O termo “Coluna Prestes” é usado para definir um evento da história do Brasil que aconteceu entre os anos de 1924 e 1927.

O tema é cobrado com frequência em questões de história do Brasil dentro de provas como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você possa estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a Coluna Prestes. Confira!

Coluna Prestes: definição 

A Coluna Prestes surgiu da união de movimentos tenentistas de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Ao todo, 1500 homens se organizaram para realizar o movimento e foram divididos em duas tropas lideradas por Luís Carlos Prestes, Miguel Costa, Juarez Távora e Isidoro Dias Lopes.

Coluna Prestes: contexto histórico 

O tenentismo foi um movimento organizado por jovens militares insatisfeitos com a República Oligárquica, já que que o poder ficava nas mãos de grandes fazendeiros que governavam segundo os próprios interesses. Dessa forma, com o movimento ganhando força, diversos outros eventos passaram a eclodir por todo o Brasil: e a Coluna Prestes é um exemplo.

Coluna Prestes: objetivos

A Coluna Prestes foi organizada com alguns objetivos, como:

  • Derrubar o governo federal
  • Alcançar o direito ao voto secreto
  • Realizar uma reforma no ensino
  • Denunciar as más condições de vida das classes baixas

Coluna Prestes: características

O plano inicial previa que a Coluna Prestes lideraria uma marcha por todo o Brasil para conquistar apoio de mais pessoas. Assim, em 29 de abril de 1925, começa Coluna Prestes e mais de 25 mil quilômetros são percorridos por todo o interior do Brasil.

Coluna Prestes: desfecho

Após um ano de marcha, os membros decidiram finalizar a Coluna porque o movimento não havia conseguido o apoio necessário. Assim, em 1927, os participantes da Coluna Prestes abandonaram as armas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.