A consulta ao 5º lote de restituição do Imposto de Renda 2022, deve ter liberação na próxima sexta-feira (23). Isso porque, conforme a data prevista para a devolução dos recolhimentos, 30 de setembro, o período de verificação deve ter início uma semana antes.
Dessa forma, como nos lotes passados, o dinheiro será depositado na conta indicada pelo contribuinte durante a declaração do Imposto de Renda. Além disso, quem ainda não recebeu nos pagamentos anteriores deve ser contemplado agora.
Caso contrário, é necessário verificar o status da declaração.
Consulta ao 5º e último lote
O contribuinte pode fazer a consulta junto aos canais da Receita Federal, sendo o site e o aplicativo, disponível para download gratuito para Android e iOS. Além de informar sobre a liberação das restituições, as plataformas fornecem acesso direto a outros tipos de informações sobre a situação cadastral do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Veja como fazer a consulta pelo site:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”; e
- Selecione a opção “Consultar Restituição”.
Como mencionado anteriormente, as restituições dos contribuintes serão pagas diretamente na conta bancária informada na declaração do IRPF. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Seja como for, o reagendamento dos valores devidos pode ser feito pelo Portal BB, ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022
Este ano os contribuintes estão contando com uma novidade, a restituição pode ser paga pelo PIX. Contudo, o crédito nesta categoria vai se efetuar apenas para chave Pix igual ao CPF do titular da declaração.
A restituição acontece conforme calendário abaixo:
- 1º lote – 31 de maio;
- 2º lote – 30 de junho;
- 3º lote – 29 de julho;
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 30 de setembro.
A princípio, se o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Assim, o contribuinte deve reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ademais, é importante destacar que a RFB vai liberar consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores, ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina mas depois acertaram as suas contas com o fisco. As consultas poderão ser feitas:
- na página da Receita na internet;
- no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.