Responder questões de prova com rapidez é possível? Confira

Descubra as dicas que separamos para te ajudar

Como responder questões de prova com rapidez?

Todos nós sabemos que a falta de tempo é um problema muito comum entre os estudantes que prestam um vestibular, um concurso ou fazem a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Normalmente, a falta de tempo faz com que os candidatos não consigam responder todas as questões da prova ou não consigam dedicar tempo o suficiente para a resolução adequada de cada uma delas. Com isso, o desempenho de muitos candidatos é comprometido.

Mas, fique tranquilo. O artigo de hoje trouxe algumas dicas que irão te ajudar a responder questões de prova com rapidez, evitando que você comprometa o seu desempenho em uma prova devido à falta de tempo.

Leia cada questão com muita atenção

Pode parecer contraditório, mas o primeiro passo que deve ser feito por todos os estudantes que querem conseguir responder questões de uma prova com rapidez é ler a questão com muita atenção.

Muitos estudantes cometem o erro de ler a questão extremamente rápido e tentar respondê-la mesmo antes de ter entendido completamente o enunciado. Porém, essa é uma estratégia errada e que pode fazer com que você cometa erros que poderiam ser evitados ou precise voltar para o enunciado e ler a questão mais vezes.

Com isso, a melhor opção é ler a questão uma vez só e com muita atenção. Ao longo da sua leitura, entenda aquilo que está sendo pedido e sempre as informações e os conceitos são relevantes para a resolução da pergunta.

Comece pelas questões mais fáceis

Uma estratégia para responder questões de prova com mais rapidez é começar a sua prova resolvendo as questões que parecem mais fáceis para você. Ao fazer isso, você irá garantir os pontos das questões que você já sabe. Muitos estudantes acabam perdendo a chance de garantir pontos estratégicos porque começam a prova resolvendo as questões mais complexas e deixam aqueles que eles saberiam resolver de lado.

Tenha em mente que, ao responder as questões mais fáceis primeiro, você irá ganhar tempo para responder as questões mais difíceis no final.

Divida o seu tempo

Por fim, tenha em mente que a organização poderá ser a sua melhor amiga para enfrentar a falta de tempo em uma prova. É essencial que você seja capaz de dividir o tempo disponível para a resolução das questões, com o objetivo de reservar tempo suficiente para responder a todas as perguntas.

A importância da prática

Não tem outro jeito: a prática é fundamental para melhorar a sua velocidade de resposta em questões de prova, principalmente quando estamos falando de provas em que o tempo é muito importante, como no ENEM e nos vestibulares.

Tenha em mente que você só poderá desenvolver a sua velocidade se praticar com provas anteriores e com simulados. Essa estratégia irá te ajudar a entender quanto tempo você tem disponível para resolver as questões e como ele pode ser dividido ao longo das questões.

Além disso, praticar a resolução de provas anteriores e de simulados também irá te ajudar a entender em quais áreas você tem mais dificuldade. A partir disso, você poderá pensar em métodos para resolver as questões que englobam essas matérias difíceis.

Elimine as alternativas incorretas

Uma boa estratégia para quem quer conseguir resolver as questões do ENEM e vestibulares (principalmente aquelas de múltipla escolha) é começar a resolução de cada uma das perguntas por meio da eliminação das alternativas que claramente são incorretas.

Essa estratégia irá fazer com que você aumente as suas chances de identificar qual é a alternativa correta para a questão. Assim, depois de ler o enunciado e o texto da pergunta, comece eliminando os itens que você têm certeza que estão incorretos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.