Como responder as questões do ENEM?

É possível responder as questões do ENEM de maneira mais eficiente?

ENEM: descubra algumas dicas que irão te ajudar a responder as questões de forma eficiente

A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998 com uma ferramenta de avaliação do conhecimento de todos os alunos que haviam terminado o ensino médio.

Atualmente, a prova  é aplicada anualmente pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 

O ENEM é considerado uma das provas mais importantes de todo o país. Todos os anos, milhares de estudantes fazem o exame em um dos diversos centros de aplicação no Brasil.

Porém, sabemos que a prova do ENEM não é nada simples. Muitos estudantes possuem dificuldades em responder as questões da prova de forma correta e, com isso, não conseguem obter o desempenho desejado.

Para te ajudar a resolver esse problema, o artigo de hoje trouxe um resumo com algumas dicas que irão te mostrar como é possível responder as questões do ENEM de maneira muito mais eficiente. Use essas dicas para potencializar o seu desempenho na prova!

Leia as questões com muita atenção

Para responder as questões do ENEM de forma eficiente, é fundamental que você leia cada uma das questões com muita atenção. Busque entender aquilo que está seno pedido pela e o que é necessário para respondê-la corretamente. Se você tiver tempo, tente ler a a questão duas vezes antes de começar a respondê-la. Com isso, você terá certeza de que entendeu todos os principais conceitos presentes no enunciado da pergunta.

Ler a questão com atenção também irá te ajudar a entender o enunciado da pergunta e aquilo que está sendo pedido. Além disso, o enunciado pode conter informações adicionais que irão te ajudar na resolução da própria pergunta. Dessa forma, nunca tente ler a questão rapidamente e sem prestar atenção nos seus pontos fundamentais, uma vez que isso pode te atrapalhar no momento da resolução.

Entenda o funcionamento do TRI

A primeira coisa que você deve fazer para conseguir responder as questões do ENEM de forma efetiva é entender como o TRI, Teoria de Resposta ao Item, funciona e como ele pode impactar a sua pontuação final.

TRI é um método usado para medir o desempenho dos candidatos no ENEM. Ele é baseado em um modelo matemático que considera o grau de dificuldade de cada pergunta e o nível de habilidade de cada estudante.

O funcionamento do TRI é o seguinte: ao responder a uma questão, o candidato recebe uma pontuação determinada pelo nível de dificuldade da mesma, uma vez que cada questão é classificada de acordo com um determinado grau de dificuldade.

Devido ao TRI, a pontuação dos candidatos no ENEM não depende somente do número de acertos ou de erros, mas também do peso de cada uma das questões que foi respondida de forma correta ou incorreta na prova.

Dessa forma, é muito importante acertar as questões consideradas fáceis na prova do ENEM. Mesmo que você não saiba, durante a execução do exame, qual questão recebe qual categoria, uma dica é: se você não estiver conseguindo resolver uma pergunta, pule. Não perca muito tempo tentando resolver uma questão que poderá ser considerada difícil – tente resolver as fáceis primeiro. Com isso, você irá garantir os pontos “seguros” para a sua nota.

Comece eliminando as alternativas incorretas

As questões da prova do ENEM são de múltipla escolha e, com isso, uma forma efetiva de respondê-las é começar eliminando as alternativas que claramente são incorretas.

Depois de ler a questão e o texto da mesma, elimine os itens que você têm certeza que estão errados. Por meio dessa estratégica, você será capaz de aumentar as suas chances de encontrar o item correto e acertar a questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.