República Oligárquica: resumo para ENEM e vestibulares

A República Oligárquica é um dos períodos mais importantes da história brasileira

República Oligárquica: aquilo que você precisa saber para as suas provas

A República Oligárquica é um dos períodos mais importantes de toda a história do Brasil.

Assim, não é de se surpreender que esse assunto apareça com uma frequência tão grande nas principais provas do país, principalmente nos vestibulares e no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber para as suas provas sobre a República Oligárquica. Vamos conferir!

A República Oligárquica: introdução

Marcada pela alternância de poderes entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, a República Oligárquica aconteceu entre os anos de 1894 e 1930.  

A República Oligárquica: contexto histórico 

Também chamada de República do Café com Leite, já que nesse período os presidentes eleitos eram do Partido Republicano Paulista (PRP) ou do Partido Republicano Mineiro (PRM). Os dois estados tinham atividades rurais como meio econômico principal.

Na época, os partidos eram estaduais e o único que fazia frente aos dois que comandavam o país era o Partido Republicano Rio-Grandense (PRR), que embora tentasse desequilibrar a balança, defendia as classes urbanas gaúchas e as oligarquias rurais do seu estado. 

A República Oligárquica: características

Na época, uma prática muito comum era o voto do cabresto, onde eram assegurados votos através de fraudes eleitorais, troca de favores e imposição do voto. Aqueles que exerciam essa prática eram os chamados coronéis. Embora esse fosse só um apelido, já que eles não eram de fato coronéis do exército, a prática ficou conhecida como coronelismo. 

Porém, a população em geral não estava satisfeita com o governo. Um exemplo disso é que houveram diversas revoltas na época como a Revolta da Vacina, a Guerra do Contestado e a Revolta do Forte de Copacabana. 

A República Oligárquica: declínio

A industrialização no país e as revoltas populares contribuíram para o declínio e fim da República Oligárquica. Em 1930 o período chega ao fim. Neste ano, Getúlio Vargas impede a posse do candidato eleito Júlio Prestes, provocando uma revolução e alterando a maneira de governar no país.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.