Repertório: como colocá-lo dentro da sua redação?

Um resumo completo com dicas que irão te ajudar

Repertório: como usar dentro da sua redação?

Todos nós sabemos que a redação é um dos elementos mais importantes de uma grande variedade de provas, como os vestibulares e o ENEM.

Assim, se você deseja obter um alto desempenho em qualquer um desses exames, você deve estar preparado para escrever uma boa redação.

Uma redação classificada como excelente é aquela em que o autor é capaz de sustentar os próprios argumentos com citações de autoridades e de especialistas: os chamados repertórios.

O seu repertório deve estar relacionado ao tema da sua redação. Se o seu repertório não estiver de acordo com a linha temática proposta, a sua nota poderá ser prejudicada.

Porém, você sabe como inserir um repertório dentro da sua redação?

Não se preocupe! O artigo de hoje separou algumas dicas que irão te ajudar a entender como você pode inserir os mais variados tipos de repertórios no seu texto.

Repertório em forma de fatos históricos

Os fatos históricos também podem ser usados como repertório na sua redação. Se o tema da sua redação fizer referência a um tema da área da saúde (a pandemia do coronavírus, por exemplo), você pode citar a Revolta da Vacina, evento marcante da história do Brasil.

Dessa forma, é importante que você tenha em mente alguns acontecimentos marcantes da história do Brasil e da história global para usar como repertórios na sua redação quando necessário. 

Repertório em forma de citações

Uma maneira muito efetiva de não correr o risco de não ter um repertório em mente no momento de composição do seu texto durante a prova é memorizar algumas citações.

Afinal, existe uma infinidade de temas que podem ser cobrados nos exames e não tem como você guardar um repertório para cada possível redação.

Dessa forma, uma excelente dica é guardar alguns repertórios que podem ser usados em várias redações ao mesmo tempo.

Procure memorizar algumas citações de intelectuais de renome e que podem ser utilizadas em vários casos. Dentre os principais e mais usados, podemos citar: Platão, Hobbes, Nietzsche, entre muitos outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.